Inicia neste domingo, 2/8, em Porto Belo, o 31º Encontro Regional do Núcleo de Estudos Museológicos
Inicia neste domingo, 2/8, em Porto Belo, o 31º Encontro Regional do Núcleo de Estudos Museológicos. O objetivo do encontro que prossegue até 5 de agosto é capacitar trabalhadores que atuam nos museus de Santa Catarina. A promoção é do Núcleo de Estudos Museológicos (NEMU), da UFSC, e Fundação Municipal de Cultura de Porto Belo.
Durante o evento, que será realizado no Hotel e Restaurante Morro do Sol, serão realizadas conferências, visitas técnicas e seis oficinas, com professores convidados. Princípios básicos de documentação de acervos; organização e conservação de acervos fotográficos; conservação preventiva de bens culturais e implantação e gestão de museus estão entre os temas que serão abordados. As inscrições estão abertas e devem ser feitas via Fundação Municipal de Cultura de Porto Belo, [email protected], fone (47) 3369-8969.
O custo é de R$ 30,00.
Entre os ministrantes está a museóloga Rosana Andrade Dias do Nascimento, professora de Documentação Museológica da Universidade Federal da Bahia, docente de pós-graduação na Universidade Lusófona, em Lisboa, Portugal. Em sua oficina a professora vai abordar temas como a importância da documentação museográfica; a documentação e pesquisa nos museus; preservação e gestão da informação; a construção de bases de dados e sistemas informatizados disponíveis no Brasil para tratamento de informações.
“É um evento para interiorização da extensão universitária, levando até quem precisa a capacitação no campo museológico”, explica o historiador Francisco do Vale Pereira, coordenador do NEMU.
O Núcleo de Estudos Museológicos da UFSC foi criado em 1997 e atualmente está integrado à Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte). Suas ações colaboram com a difusão de informações, com a preparação e atualização de profissionais que atuam em museus. Levantamento realizado em 2003 indica que Santa Catarina tem pelo menos 200 museus, e muitos necessitam de melhorias quanto à infraestrutura e capacitação de seus trabalhadores. O objetivo do NEMU é colaborar com essa demanda, especialmente por meio de encontros itinerantes.
“Essa experiência vem sendo avaliada como positiva e foi adotada pelo Instituto Brasileiro de Museus, que passou também a oferecer oficinas em diferentes estados e cidades, espalhando o conhecimento museológico no país”, comemora Francisco do Vale Pereira.
Mais informações: (47) 3369-8969 / [email protected] / (48) 3721-8304 / [email protected]
Contato com o coordenador do NEMU: Francisco do Vale Pereira / (48) 3721-9325 / (48) 9114-4477
Saiba Mais:
Oficina 1– Princípios básicos de documentação de acervos museológicos
Ministrante: Rosana Andrade Dias do Nascimento. Museóloga; professora de documentação museológica da Universidade Federal da Bahia; mestre em Educação / UFBA; doutora em História Social / UFBA; professora do Curso de Mestrado na Universidade Lusófona, Lisboa / Portugal.
Oficina 2 - Organização e conservação de acervos fotográficos Ministrante: Denise Magda Corrêa Thomasi. Administradora do Museu da Imagem e do Som (MIS / FCC); conservadora/restauradora; presidente da Associação Catarinense de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais; representante da FCC no Conselho Estadual de Cultura.
Oficina 3: Teoria museológica – princípios básicos de museologia
Ministrante: Marcelo Bernardo Cunha. Museólogo; professor de Museologia da UFBA; mestre em Informação Estratégica/UFBA; Doutor em História - PUC/SP; diretor do Museu Afro-Brasileiro da UFBA; professor do Curso de Mestrado na Universidade Lusófona, Lisboa / Portugal; membro do Comitê Gestor do Sistema Brasileiro de Museus.
Oficina 4: Noções de conservação e restauração de documentos (suporte papel)
Ministrante: Jéferson Antonio Martins. Bacharel em Biblioteconomia/UFSC; especialista em Organização e Administração de Arquivos/UFSC; conservador e restaurador desde 1988. Vice-Presidente da Associação Catarinense de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais.
Oficina 5: Conservação preventiva de bens culturais/museus
Ministrante: Maria das Graças de Souza Teixeira. Museóloga; professora do Curso de Graduação em Museologia pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Artes Visuais pela UFBA; doutora em História Social / UFBA.
Oficina 6: Plano Museológico: implantação e gestão de museus
Paulo José Nascimento Lima. Bacharel em Museologia pela UFBA; museólogo do Museu da Casa Brasileira; consultor da Fundação Energia e Saneamento de São Paulo. Já atuou no Departamento de Museus e Centros Culturais/IPHAN/MinC.
Deixe seu comentário