Em função do cancelamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os palestrantes, que ocupam cargos no MEC, ficaram impossibilitados de virem para Florianópolis.

 

A Secretaria de Estado da Educação encerrou na tarde desta quinta-feira (1º de outubro) a III Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Educação (Consed), ocorrida em Florianópolis, no Majestic Hotel. Prevista para ocorrer durante o evento, a eleição para a presidência e duas vice-presidências, foram prorrogadas para daqui a 30 dias por falta de candidatos. A atual presidente, Maria Auxiliadora, se despediu do cargo, tendo em vista a indefinição no afastamento do governador do Tocantis, no qual é secretária da Educação. Por enquanto, a primeira vice-presidente do Conselho e secretária de Educação do Mato Grosso do Sul, Maria Nilene Badeca da Costa, responde interinamente pela entidade.

 

Um nome forte para concorrer a presidência do Consed, o secretário Paulo Bauer, de Santa Catarina, adiantou que não pretende ser candidato e indicou a secretária do Paraná Yvelise Freitas de Souza como vice-presidente da Região Sul, cujo cargo encontra-se vago. Já a ex-presidente do Conselho, Maria Auxiliadora, agradeceu o respeito e o carinho dos colegas, lembrando que desde 1989 “frequenta” o Conselho, passando em seguida a coordenação da reunião para a presidente interina

 

Além da eleição, que seria um dos pontos altos do encontro, políticas educacionais para o ensino médio também foi um tema abordado pelos secretários. O Ensino Médio Inovador, programa proposto pelo MEC como forma de implantar melhorias na educação de acordo com a necessidade de cada estado, foi debatido entre os presentes, que demonstraram interesse em levar esta questão adiante, aprimorando a iniciativa sugerida pelo órgão nacional.

 

 

O encontro continuou com a palestra sobre o uso da internet, proferida pelo psicólogo e diretor de Prevenção da SaferNet Brasil, Rodrigo Nejum, que enfatizou a importância do mundo cibernético para a Educação, com o uso responsável da internet. Atuando com mais de 35 países, em parceria com organizações governamentais e não governamentais, sua empresa trabalha, entre outros pontos, a prevenção à violação dos direitos humanos na internet. No Brasil conta com a parceria do Ministério da Educação, Polícia Federal, Ministério Público e outras instituições.

 

Nejum informou que o Brasil tem a 5ª população que mais acessa a internet, superando a França e a Alemanha. Os cuidados com a educação e a prevenção com essa ferramenta deve-se, em grande parte, ao fato do nosso país ter 2,5 milhões de internautas na faixa etária entre 2 e 11 anos.” O aluno de hoje lida de forma diferente daqueles de outros tempos e, é preciso deixar bem claro que a internet é uma rede de pessoas se comunicando com outras em todo o mundo, não é uma rede de computadores”, ressaltou. Encerrou sua palestra falando sobre os perigos e os cuidados que pais, professores e alunos devem ter com esse meio.

 

A III Reunião do Consed só terminaria nesta sexta-feira (2), mas em função do cancelamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os palestrantes, que ocupam cargos no MEC, ficaram impossibilitados de virem para Florianópolis. Assim, as discussões foram adiadas para um próximo encontro, ainda sem data definida.