A Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC) lançará, até junho, o livro Alçapão para gigantes, de Péricles Prade. A obra de ficção, em volume único, incluirá, na segunda parte, os contos de Os milagres do cão Jerônimo, livro de estreia do reconhecido escritor catarinense.
Péricles Prade visitou a EdUFSC para tratar dos detalhes da publicação avalizada pelo Conselho Editorial e propor uma maior aproximação e parceria com a Academia Catarinense de Letras (ACE), presidida pelo escritor. Na EdUFSC foi recebido pelo diretor executivo Sérgio Medeiros e pelo diretor editorial Paulo Roberto da Silva.
De acordo com Medeiros, a inclusão de Péricles Prade no catálogo da Editora Universitária justifica-se pela “representatividade e qualidade” dos seus contos. Sérgio Medeiros sublinha que a EdUFSC mantém um “diálogo intenso e frutífero” com a cultura catarinense desde a sua fundação, há mais de três décadas. “A nossa editora sempre se propôs a trazer aos leitores o que há de melhor na cultura do Estado, nas artes, na extensão e na pesquisa”, lembra.
A EduFSC, ao mesmo tempo em que tem publicado clássicos nacionais e universais, vem lançando títulos de autores locais. Em destaque estão: Ecos do Porão (volumes 1 e 2), de Silveira de Souza, e Poemas: Folias do Ornitorrinco e Espelho dos Melodramas, de Rodrigo de Haro. Ainda na mesma linha, aparece a reedição de O detetive de Florianópolis, de Jair Hamms, escolhido para a lista de obras do próximo vestibular da UFSC.
Péricles Prade integrou o grupo de fundadores da instituição, na década de 1960. O autor de Alçapão para Gigantes passou a receber a atenção da comunidade acadêmica, gerando monografias, dissertações e teses a partir da sua literatura. Prade recebeu recentemente medalha de reconhecimento na França, foi eleito para o Pen Club do Brasil e uma nova antologia de sua poesia acabou de ser lançada pela conceituada editora Iluminuras, de São Paulo.
Ao destacar os novos desafios da EdUFSC, Medeiros enfatiza o avanço do acervo digital. Assim como ocorreu em relação a Ecos do Porão, de Silveira de Souza, e Últimos Sonetos, de Cruz e Sousa, O Detetive de Florianópolis foi disponibilizado na rede, facilitando o acesso dos leitores e dos vestibulandos.
Até o final de 2013, a EdUFSC deve disponibilizar, no formato on-line, cerca de 100 títulos. “Afinal, a EdUFSC é uma vitrine tanto da produção acadêmica local quanto da produção artística do Estado na área das letras e, portanto, precisa estar presente e acompanhar a evolução e as exigências da sociedade”, conclui Medeiros.
Deixe seu comentário