Candidatos terão mais tempo para realizar as provas do Enem nos dias 4 e 5 de outubro
Em ofício encaminhado pelo Ministério da Educação ao secretário de Estado Paulo Bauer, o diretor de Avaliação da Educação Básica, Haliton Ribeiro Tavares, comunica que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado nos dias 3 e 4 de outubro. O Enem sempre ocorria no último domingo de agosto, mas em 2009 as provas tiveram modificações importantes em seu conteúdo e enfoque ampliado. O tempo de realização do Exame aumentou para dois dias, nos períodos vespertinos e foi prorrogado para
outubro. Em Santa Catarina, o Exame será aplicado em 60 municípios, computando 85.553 inscritos.
O diretor de Avaliação da Educação Básica do MEC garante que "tais alterações em nada afetarão a divulgação dos resultados das provas a todos os interessados, de modo a permitir em tempo hábil a sua utilização pelas instituições de ensino superior, pelo Prouni e pelos os demais implicados na sua utilização". Para a realização das provas, a Secretaria deverá atender a solicitação do Governo Federal, na seleção de espaços em escolas públicas, que garantam a segurança dos jovens concluintes ou que já concluíram o ensino médio participarem do Exame, com a máxima garantia.
Tavares ressalta a importância da parceria entre MEC e Secretaria da Educação, considerada por ele como "preciosa". Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Podem participar do exame alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores.
O Enem é utilizado como critério de seleção para os estudantes que pretendem concorrer a uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni). Além disso, cerca de 500 universidades já usam o resultado do exame como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, seja complementando ou substituindo o vestibular.
Informações detalhadas, com todas as mudanças do Enem estão publicadas no endereço eletrônico: http://portal.mec.gov.br
Deixe seu comentário