A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) promoveu um encontro para discutir a elaboração e validação do plano de trabalho do Movimento A Indústria pela Educação da regional Oeste. A reunião foi realizada na sede da Secretaria Municipal de Educação, em Chapecó.

Na abertura, o vice-presidente regional da Fiesc, Waldemar Antonio Schmitz, valorizou as ações realizadas até o momento e destacou que a reunião é um importante momento para ouvir todos os membros, elencar informações emergenciais e fazer uma triagem para formatar um plano de ação que será implementado no próximo ano. "A câmara está ganhando uma dimensão cada vez maior, tanto que hoje, chamamos de Santa Catarina pela Educação".

Segundo Dedonatto, o plano da regional oeste visa superar os dois desafios conferidos pelo Movimento. O primeiro é que todo trabalhador da indústria esteja com escolaridade básica completa até 2024, sendo que, até 2017, a meta é atingir 63% desse total. Todo trabalhador da indústria deve ter acesso à educação profissional e tecnológica compatível a sua função.

As ações realizadas neste ano incluem entrega do caminhão Sesi Ciências ao SENAI Chapecó, entrega da sala Sesi matemática, workshop Educa RH, capacitação IEL Programa, Profissional do Futuro (parceria com Simec e empresa Nord no Programa Viver), participação no workshop internacional de educação, palestra de sensibilização em Carlos na Associação Comercial/CDL, participação no evento Dia da família promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Chapecó, entre outras ações. Também foram realizados projetos nas escolas parceiras como o curso de eletricidade "se liga aí" (Sesi Ciências), campanha pais pela educação, a capacitação comportamental IEL, entre outros.

Vinculada à vice-presidência da FIESC, a Câmara do Movimento A Indústria pela educação conta com a participação de representantes do setor industrial, dos sindicatos patronais e dos trabalhadores, dos setores de educação da rede pública, da iniciativa privada, além dos jovens embaixadores do programa Conexão Jovem. "É uma ação coordenada e articulada entre diferentes entidades, para construir, junto às comunidades, alternativas para suprir as deficiências educacionais do País", afirma Schmitz.

Sesi Ciências e Sesi Matemática

Chapecó foi a primeira cidade a receber o SESI Ciências, que vai estimular o contato do público geral com a ciência, por meio de 12 unidades móveis distribuídas por todo o Estado e equipadas com recursos didáticos e tecnológicos. Assim, o programa oportuniza cursos itinerantes e interativos a todas às diversas regiões de Santa Catarina. Os participantes podem realizar atividades em ilhas de trabalho com materiais que dão suporte aos experimentos científicos. Também estão disponíveis recursos como notebooks, tablets e simuladores para a pesquisa.

Por meio de uma metodologia desafiadora, lúdica e divertida, o programa SESI Matemática mostra como resolver problemas de maneira dinâmica mantendo o estudo dos conceitos da disciplina. Desenvolvido pela FIRJAN, ele inclui kits com materiais didáticos e bibliografia básica; formação continuada de professores; sistema de avaliação e acompanhamento pedagógico. O SESI Matemática tem como diferencial o foco no uso de novas tecnologias em conjunto com aquelas utilizadas em uma sala de aula tradicional.