Alunos, pais, professores e servidores fizeram a escolha do Plano de Gestão Escolar em 935 escolas catarinenses. Autor do documento mais votado assume como diretor

O ano letivo de 2016 marcará o início de uma nova forma de gestão nas escolas da rede pública estadual. Entre os dias 26 e 27 de novembro deste ano, alunos, pais, professores e servidores fizeram a escolha do Plano de Gestão Escolar em 935 escolas catarinenses. Após um longo processo de produção, aprovação, apresentação e votação Plano, o autor do documento mais votado será o diretor da escola e terá que cumprir o que colocou no papel.

Para a coordenadora de Gestão Escolar da SED, Maristela Fagherazzi, ao longo do ano as escolas foram orientadas para a mudança, valorizando a participação da comunidade escolar nos processos de planejamento e decisão. "Além do aperfeiçoamento da gestão democrática, a medida proporciona a transparência das ações pedagógicas e administrativas da escola. Queremos melhorar ainda mais o trabalho desenvolvido nas unidades de ensino e, para isso, contamos com o apoio, voto e, a partir de agora, o acompanhamento das ações realizadas por parte de toda a comunidade escolar", destaca.

Passo a passo

1º Os candidatos a diretores participaram de curso e elaboraram seu Plano de Gestão Escolar.
2º Os projetos inscritos passaram pela análise da comissão regional, que observou, principalmente, se o plano atende aos requisitos obrigatórios expostos em decreto.
3º Os Planos foram avaliados pelo grupo de consultores selecionados pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese) para receber sugestões e recomendações de aprimoramento, caso necessário.
4º Processo de defesa pública.
5º Última e decisiva etapa: a votação.

Os autores dos Planos eleitos assumirão a direção da escola no dia 4 de janeiro de 2016.

Todas as ações desenvolvidas pelos novos diretores serão acompanhadas anualmente pela Secretaria de Estado da Educação. Porém, é importante os pais, alunos, professores, enfim, toda a comunidade escolar fazer o acompanhamento para ver se as propostas estão sendo colocadas em prática.

Dados da eleição

935 escolas participaram do processo de eleição
1 escola com cinco candidatos
6 escolas com quatro candidatos cada
30 escolas com três candidatos cada
177 escolas com dois candidatos
721 escolas com um candidato cada
TOTAL - 1.194 candidatos