que acontecem simultaneamente, em Florianópolis, Joinville, Chapecó, Lages, Itajaí, Tubarão, Blumenau e Jaraguá do Sul. A promoção é do SESC e reune mais de 200 atrações culturais

Os palhaços Serragem, Farinha e Farofa dividem o palco para resgatar a história do circo e homenagear uma de suas figuras mais emblemáticas. O trio promete divertir o público com peripécias e brincadeiras no espetáculo “O Hipnotizador de Jacarés”, que será apresentado nesta sexta-feira (18/09), às 16h, na Casa das Máquinas, na Lagoa da Conceição. A apresentação gratuita integra a programação do Festival Palco Giratório, promovido pelo Serviço Social do Comércio (SESC). 

Reunindo mais de 200 atrações culturais, o 6º Festival Palco Giratório acontece simultaneamente em Florianópolis, Joinville, Chapecó, Lages, Itajaí, Tubarão, Blumenau e Jaraguá do Sul. A programação inclui apresentações gratuitas de artes cênicas e música, oficinas, sessões de cinema, conferências e debates, até dia 30 de setembro.
A Casa das Máquinas – Espaço de Artes é uma das seis unidades administradas pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC). Construído em 1912, o prédio foi totalmente revitalizado pela Prefeitura da Capital para abrigar atividades artísticas e culturais o ano todo na região. Inaugurado em agosto de 2009, o espaço funciona integrado ao Centro Cultural Bento Silvério, conhecido como Casarão da Lagoa e também administrado pela FCFFC.
 
Humor que encanta
 
Apresentado pelo Circo Teatro Girassol (RS) e voltado ao público infanto-juvenil, o espetáculo “O Hipnotizador de Jacarés” coloca em cena três personagens de um circo mambembe que tentam hipnotizar um jacaré-do-papo-amarelo, fera sanguinária trancafiada numa caixa cheia de furos e correntes. Enquanto o grande momento não chega, muitas peripécias e números divertidos se sucedem. O espetáculo faz uma homenagem aos palhaços brasileiros, mostrando entradas, reprises e bexigadas tradicionais no mundo circense e da comédia popular.
 
Desde 1974, quando montou a peça “Hoje é Dia de Rock” com o Circo Catavento, o autor e diretor gaúcho Dilmar Messias vem pesquisando na cena e no picadeiro a dramaturgia e o vocabulário corporal do palhaço. Em 1987, com “Serragem, Farinha e Farofa”, levava para a cena as primeiras experiências com esses personagens. Em 1995, o histrionismo dos três palhaços foi novamente utilizado para apresentar o clássico da literatura infantil “As Aventuras do Avião Vermelho, de Érico Veríssimo, montagem que conquistou mais de 30 prêmios no Rio Grande do Sul.
 
Reconhecido por seu trabalho dedicado ao público infantil, Messias agregou atores do Circo Teatro Girassol, criado em 2000, ao seu trabalho paralelo como diretor teatral para montar “O Hipnotizador de Jacarés”, em 2006, onde os três palhaços voltam às suas origens no circo para contar de maneira divertida uma história que eles conhecem bem.

Serviço:
O Quê: Espetáculo teatral “O Hipnotizador de Jacarés”
              6º Festival Palco Giratório – SESC
 
Quando: sexta-feira (18/09) – 16h
Onde: Casa das Máquinas – Espaço de Artes
            Em frente à Praça Bento Silvério – Lagoa da Conceição
 
Quanto: gratuito
      
 
Ficha técnica
 
 
Diretor e autor: Dilmar Messias
Direção de arte: Daniel Lion
Elenco: Débora Rodrigues, Heinz Limaverde, Tuta Camargo e
              Jéferson Rachewsky
Cenografia: Marco Fronkoviack e Dilmar Messias
Figurino: Daniel Lion
Iluminação: Anderson Balheiro
Produção: Tuta Camargo
 
 
 
Foto capa: Kiran