-
Jorginho Mello assinou a Ordem de Serviço no valor de R$ 5 milhões para pintura, revitalização e recuperação estrutural do Instituto Estadual de Educação, maior escola da rede e referência na América Latina. (Fotos: Roberto Zacarias/ Secom GOVSC)
Kits, uniformes, salas climatizadas, ensino técnico ampliado, além de revitalização histórica no Instituto Estadual de Educação marcam o início do ano letivo nas escolas estaduais
A volta às aulas na rede estadual de ensino de Santa Catarina, em 2026, é marcada por um momento histórico de investimentos e melhorias. O Governo do Estado, sob a gestão de Jorginho Mello, anuncia uma série de ações que prometem transformar o cenário educacional, desde a infraestrutura das escolas até o material didático e a formação dos profissionais.
Revitalização e Novidades para os Alunos do IEE
A principal notícia que abre o ano letivo é a revitalização completa do Instituto Estadual de Educação (IEE), a maior escola da rede e referência na América Latina. O governador Jorginho Mello assinou a Ordem de Serviço no valor de R$ 5 milhões para pintura, revitalização e recuperação estrutural da unidade, garantindo um ambiente de aprendizado moderno e seguro.
Infraestrutura, material escolar e novos uniformes
O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação (SED), iniciou a distribuição kits individuais de material escolar e novos uniformes aos mais de 520 mil alunos da rede estadual. Outro destaque é a melhoria na infraestrutura escolar, com a climatização das salas de aula, proporcionando ambiente mais confortável para o aprendizado.
"Estamos realizando uma verdadeira transformação na educação de Santa Catarina, revisando toda a infraestrutura da rede estadual para oferecer o melhor aos nossos alunos. Queremos que a escola pública seja a primeira escolha das famílias catarinenses, e é nisso que estamos concentrando nossos esforços", afirma o governador Jorginho Mello, ressaltando o objetivo de garantir escolas bem estruturadas e desejadas pela comunidade.
"Educação Levada a Sério": Foco na Qualidade e Formação
As ações fazem parte do movimento "Educação Levada a Sério", que visa uma mudança profunda na educação catarinense. Este movimento também impulsionou a Jornada Pedagógica de 2026 para diretores escolares e professores das 1.038 escolas estaduais, realizada ao longo de janeiro e fevereiro.A iniciativa é da primeira Escola de Formação de Professores e Gestores da rede estadual de ensino de Santa Catarina, com o objetivo de qualificar o trabalho desenvolvido nas escolas e promover reflexões e práticas que contribuam para o aperfeiçoamento da aprendizagem dos estudantes.
"Sob comando do governador Jorginho Mello, nosso trabalho está focado em promover uma ampla transformação na educação pública estadual de Santa Catarina. Todos os investimentos estão sendo pensados e colocados em prática para dar as melhores condições para estudantes e equipes pedagógicas no cotidiano escolar, além de projetá-los para o futuro. Não tenho dúvidas de que Santa Catarina colherá grandes resultados com todas essas iniciativas", destaca a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.
Jornada Pedagógica 2026: Preparando os Educadores para o Futuro
O planejamento para a volta às aulas começou já em janeiro, com a preparação dos profissionais da Educação de Santa Catarina através da Jornada Pedagógica de 2026. Realizada ao longo de quatro semanas, a iniciativa teve como objetivo qualificar o trabalho desenvolvido nas escolas e promover reflexões e práticas que contribuam para o aperfeiçoamento da aprendizagem dos estudantes.As formações abrangeram temas essenciais como planejamento escolar, currículo, gestão pedagógica e metodologias de ensino, oferecendo aos educadores subsídios para um início de ano mais preparado e alinhado às necessidades dos alunos.
Mais de 2,2 mil gestores e pontos focais pedagógicos participaram dos encontros, além de 40 mil professores que realizaram as capacitações nas escolas estaduais.Durante a formação para gestores escolares, foi lançado o Plano de Contingência Multirriscos para Unidades Educativas do Estado de Santa Catarina (PLANCON EDU-MR/SC), uma colaboração entre as secretarias estaduais de Educação e da Proteção e Defesa Civil. A iniciativa busca preparar a comunidade escolar para possíveis desastres, adaptando-se à realidade de cada unidade educativa.
Expansão e Acesso: Ensino Técnico e Transporte Escolar
O ano letivo de 2026 também inicia com importantes novidades no ensino técnico da rede estadual. Foram ofertadas 50 mil novas vagas na rede e em instituições parceiras, com o objetivo de promover uma formação técnica de qualidade, integrada ao Ensino Médio e conectada às demandas do mercado de trabalho e ao desenvolvimento regional.
De acordo com o governador Jorginho Mello, "O ensino técnico é uma das grandes forçass de Santa Catarina. Estamos abrindo mais oportunidades para que os jovens terminem a escola preparados, com uma formação prática e um diploma que garante acesso ao mercado de trabalho. Essa nova política é mais um passo decisivo para impulsionar o crescimento dos alunos e do nosso estado".
Com a implementação do Novo Ensino Médio, instituído pelas últimas alterações na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a rede estadual e municipal de ensino vem passando por um processo de reestruturação curricular. Esta realidade evidencia a necessidade de ampliação de rotas de transporte escolar e, por consequência, de mais veículos. Por isso, o Governo de Santa Catarina adquiriu 100 novos ônibus escolares, sendo 65 veículos já destinados aos municípios catarinenses e outros 35 com distribuição prevista para março.
Escolas em Tempo Integral: Ampliando Oportunidades
A expansão das escolas em tempo integral também é destaque em 2025, com novas atividades no contraturno escolar das unidades da rede estadual. Os estudantes terão acesso a iniciativas voltadas ao Esporte, Arte e Cultura, Inovação e Empreendedorismo, Valores Humanos e Cultura de Paz e Línguas/Libras."Estamos vivendo um momento de grandes transformações na educação catarinense, com a reestruturaçãocurricular e a ampliação do ensino em tempo integral. A aquisição de novos ônibus escolares representa um passo essencial para garantir que todos os nossos estudantes tenham acesso a essas oportunidades, com equidade e qualidade, independentemente de onde vivam", ressalta a secretária Luciane Bisognin Ceretta.
Tags
- Aulas
- Educação
- educação catarinense
- educação levada a sério
- Ensino
- Escola
- Escolas
Deixe seu comentário