Volume é superior à população de 285 dos 295 municípios do estado; formações preparam trabalhador para o mercado em dezenas de áreas

O SENAI/SC registrou, em 2025, 134,2 mil matriculados em cursos profissionais e 21,3 mil em cursos técnicos.

Os dados constam no Relatório Anual 2025, que reúne indicadores da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e de suas entidades: SESI/SC, SENAI/SC, IEL/SC e CIESC.

O volume de matrículas é superior à população de 285 dos 295 municípios de Santa Catarina.

Profissionais

Os cursos profissionais têm como objetivo preparar trabalhadores para o ingresso no mercado de trabalho ou para a atualização de competências.

As formações abrangem áreas como alimentação; construção civil; design e comunicação; educação; eletrônica e automação; gestão, logística e segurança do trabalho; manufatura; manutenção e operação; materiais; metalmecânica; mineração e extração; química e meio ambiente; sistemas de energia; têxtil, vestuário e moda; e tecnologia da informação.

As opções incluem cursos presenciais, com carga horária variável de acordo com a formação escolhida, além de modalidades semipresenciais e a distância.

Saiba mais na página dos cursos profissionais

Técnicos

Já os cursos técnicos buscam formar profissionais para áreas estratégicas; eles se destacam pelo alto índice de empregabilidade.

Nove em cada 10 concluintes conseguem trabalho após a formação, que tem duração de até dois anos.

As áreas incluem multimídia, design gráfico, programação de jogos digitais, mecatrônica, internet das coisas, eletromecânica, energias renováveis, desenvolvimento de sistemas, automação industrial, informática para internet e manutenção automotiva.

Siga-nos no Google notícias

Google News

Tags

  • Curso
  • cursos
  • cursos técnicos
  • Educação
  • fiesc
  • SENAI
  • Senai/SC