Em São Lourenço do Oeste a ação envolveu cerca de 100 alunos.

Com o objetivo de desenvolver competências em inovação e empreendedorismo entre estudantes do Ensino Fundamental II (7º ao 9º ano), workshops gratuitos e experiências práticas e interativas chegaram a escolas públicas do oeste de Santa Catarina em 2025. A ação faz parte do Sebrae/SC, por meio do Projeto Educação Empreendedora, que busca transformar a realidade da educação a partir do desenvolvimento de mentes inovadoras dentro da sala de aula.

A Expedição Oeste de Santa Catarina do Festival Startup na Escola envolveu escolas dos municípios de Ipuaçu (Escola de Ensino Fundamental Toldo Velho), Abelardo Luz (Escola Agrotécnica Municipal Irineu Bornhausen), Ponte Serrada (Escola Básica Municipal Antonio Paglia), Caxambu do Sul (com a secretaria de educação) e São Lourenço do Oeste (Escola Maria Goretti). Ao todo, a iniciativa mobilizou cerca de 700 estudantes e aproximadamente 50 professores, promovendo vivências que conectaram educação, inovação e protagonismo juvenil.

A proposta do Startup na Escola é apresentar aos estudantes, de forma lúdica, o universo das startups, utilizando um jogo de tabuleiro físico e digital, no qual os alunos trabalham em grupo. Durante os cursos, eles passam por todas as etapas de criação de uma startup: identificação de problemas reais, geração de ideias, criação de protótipos e elaboração de um pitch final, sempre conectados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

“O foco da metodologia não está na formalização de empresas, mas no desenvolvimento de comportamentos empreendedores, como criatividade, trabalho em equipe, empatia, comunicação e capacidade de resolver problemas. A proposta considera que os estudantes ainda não podem legalmente empreender, mas busca prepará-los para que, no futuro, atuem como empreendedores, intraempreendedores ou agentes de transformação social”, explica a gerente regional do Sebrae/SC oeste, Marieli Aline Musskopf.

PROJETOS CONECTADOS
Durante a experiência no oeste catarinense, surgiram ideias e soluções voltadas a temas que fazem parte do cotidiano dos alunos, como bullying, proteção às mulheres, questões socioambientais, uso de agrotóxicos, reciclagem e inclusão social. As propostas partiram de problemas vivenciados dentro e fora do ambiente escolar, reforçando o caráter da metodologia.

“O Startup na Escola é uma estratégia de educação empreendedora que transforma estudantes em protagonistas. Eles aprendem a olhar para os problemas da própria realidade e a construir soluções de forma colaborativa. Quando o Sebrae/SC apoia essa metodologia e a leva às escolas, amplia o alcance e fortalece a formação de jovens preparados para inovar, empreender e transformar o território onde vivem”, afirmou a gestora regional do Projeto Educação Empreendedora, Gabriela da Costa Heming.

IMPACTO NO COTIDIANO
Na Escola de Ensino Fundamental Toldo Velho, em Ipuaçu, a secretária de educação Aldina Boani Peruzzo e a coordenadora pedagógica Sueli Terezinha Brandalise Binotto avaliaram positivamente a experiência que envolveu 75 alunos. “Foi bem importante e produtivo. Os alunos conseguiram pensar em problemas relevantes e buscar soluções. Eles perceberam a importância de divulgar bem uma ideia para que ela tenha êxito. A atividade contribuiu muito para entender como se dá o processo de criar novas ideias e soluções”, Aldina.

Em São Lourenço do Oeste, a professora Rosi Brandalize Miranda, da Escola Básica Municipal Maria Goretti, destacou o engajamento dos cerca de 100 alunos participantes. “Foi uma oficina incrível, proporcionando uma vivência prática de criatividade, inovação e trabalho em equipe. Surgiram ideias sobre desperdício de comida, imigração, bullying, racismo, energia solar, entre outros temas. Sabemos da importância do Sebrae/SC na educação empreendedora, e essa oficina foi um destaque entre os estudantes”, afirmou.

Já na Escola Básica Municipal Antonio Paglia, em Ponte Serrada, a coordenadora Márcia Dias acompanhou a participação de cerca de 150 alunos do 6º ao 9º ano. Para ela, a experiência foi transformadora. “A atividade foi maravilhosa. Os alunos se envolveram muito, trabalharam em grupo, lidaram com situações reais do dia a dia e desenvolveram criatividade, raciocínio rápido e trabalho em equipe. Foi um momento muito positivo e que vale a pena continuar promovendo”, destacou.

Em Caxambu do Sul, a experiência também foi avaliada de forma positiva pela assessora de departamento, Ana Keli Granzotto. Segundo ela, o curso ajudou a envolver os estudantes e ampliou o olhar da turma para desafios do município. “Foi uma grande ajuda para os alunos perceberem os problemas no município e entenderem que cada um pode fazer a sua parte para resolver”, afirmou.

SOBRE O SEBRAE/SC
O Sebrae/SC comemora, em 2025, 53 anos de dedicação ao fortalecimento dos pequenos negócios e ao fomento do empreendedorismo em Santa Catarina. Com presença em todas as regiões do Estado, a instituição oferece soluções que impulsionam o desenvolvimento econômico e social, apoiando milhões de empreendedores ao longo de sua trajetória. Reconhecido nacionalmente, o Sebrae é hoje a 4ª marca mais valiosa do país, com um ativo de R$ 33,9 bilhões, reflexo de sua credibilidade, impacto e compromisso com a transformação dos territórios onde atua. Em Santa Catarina, o Sebrae é parceiro estratégico de quem faz o estado crescer.

Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite.
MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
MB Comunicação Empresarial e Organizacional -

Siga-nos no Google notícias

Google News

Tags

  • Educação
  • empreendedorismo
  • empreender
  • Escola
  • Escolas
  • estudantes
  • Sebrae