Encontro tratou da qualidade da formação na área tecnológica e fortalecimento das parcerias institucionais

 Coordenadores de cursos da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), de Criciúma, foram recebidos pelo presidente do CREA-SC, Eng. Kita Xavier, em visita institucional na terça-feira (14), na sede do Conselho, em Florianópolis. O encontro abordou o aprimoramento do ensino, a visibilidade das profissões tecnológicas e a preocupação com a redução no número de acadêmicos nas engenharias e áreas afins.

Presenças

 Participaram os coordenadores Vanildo Rodrigues (Engenharia de Agrimensura); João Reth (Design de Interiores), Felipe Zanette (Engenharia de Materiais) e Adriano Bernadini e Adilson Oliveira (Engenharia Mecânica). Pelo CREA-SC, participaram a 1ª vice-presidente, Eng. Kamila Rodrigues, o superintendente Eng. Flavio Schäfer e a coordenadora técnica da superintendência, Eng. Isabelle Regis.

 Os representantes da universidade destacaram que a defasagem no ensino médio tem impactado diretamente o desempenho dos estudantes de graduação e relataram as mudanças recentes nos planos de ensino e projetos acadêmicos da UNESC, voltadas ao alinhamento com as demandas do mercado e mudanças tecnológicas.

  Selo de Conformidade

O presidente Kita Xavier reforçou a necessidade de fortalecer o diálogo entre o CREA-SC e as instituições de ensino. “Hoje temos 72 instituições de ensino superior em Santa Catarina. Essa pulverização, somada à mercantilização da educação, tem comprometido a qualidade da formação”, afirmou. Ele também alertou para a possibilidade de falta de engenheiros no mercado até 2030.

 Kita apresentou a proposta do Selo de Conformidade que reconhecerá cursos de graduação vinculados ao Sistema Confea/Crea com base em critérios institucionais e de desempenho. Anunciou também a realização do Fórum Catarinense de Educação, que reunirá coordenadores de cursos de todo o estado, durante o CREA Summit 2026, nos dias 27 e 28 de março, em Balneário Camboriú.

 Design de Interiores

Os coordenadores solicitaram ainda a inclusão do curso de Design de Interiores no Sistema Confea/Crea e sugeriram uma campanha de valorização específica para o curso de Engenharia de Agrimensura da Unesc, único no estado que completou 50 anos.

A coordenadora técnica da Superintendência do CREA-SC, Eng. Isabelle Regis, explicou que tecnólogos e bacharéis na área de design já podem obter registro junto ao Conselho. No caso das graduações em Design de Interiores, o processo depende de solicitação formal da instituição de ensino, sendo analisado pela CEAP, Câmaras Especializadas, Plenário do CREA-SC e, por fim, pelo Confea.

 

 

 

Tags

  • CREA
  • engenharia