

-
. (Fotos: ASCOM)
Parceria foi oficializada nesta terça, 14
Nesta terça, 14, a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) promoveu o evento Sustentabilidade, Políticas Públicas e Dignidade Humana. A iniciativa contou com três palestras e celebrou a assinatura de convênio entre a Universidade e o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 12ª Região. O encontro foi no Campus Professor Edison Villela (Itajaí) e reuniu mestrandos, doutorandos, docentes e representantes da Instituição de Ensino e do Tribunal.
O acordo assinado prevê desconto de 50% na mensalidade para a qualificação dos quadros de pessoal que compõem o TRT da 12ª Região. Este público também será beneficiado com a reserva de duas vagas no mestrado e no doutorado em Ciência Jurídica e cinco vagas no mestrado profissional em Direito das Migrações Transnacionais da Univali.
O presidente do TRT da 12ª Região (TRT-SC), desembargador Amarildo Carlos de Lima, afirmou que o convênio com a Univali é muito importante para o aprimoramento e aperfeiçoamento do conhecimento jurídico e científico dos profissionais que integram o Tribunal.
“Esperamos colher bons frutos desse intercâmbio com o mundo acadêmico, sobretudo, por se tratar de uma instituição de ensino de grande respeito em nosso Estado e também em todo o território nacional. Eu tive a oportunidade de fazer o meu mestrado aqui pela Univali, há alguns anos, e posso dizer que sou muito grato porque durante a vivência no mundo universitário eu aprendi muito com os professores e colegas, um período do qual guardo boas recordações. Então, eu tenho certeza que nós temos muito a ganhar com a assinatura desse convênio.”, disse o desembargador.
O reitor da Univali, professor Valdir Cechinel Filho, destacou que o convênio com o TRT completa o quadro de convênios da instituição de Ensino junto aos órgãos públicos com atuação jurídica em Santa Catarina.
“Posso afirmar que eu sou um entusiasta das parcerias, acompanho-as desde o período em que ocupava o cargo de pró-reitor de pesquisa. Acredito que a Univali conquistou o patamar atual porque sempre esteve de portas abertas para firmar novos acordos em diversos setores. O convênio que assinamos hoje foi muito almejado e, sem dúvida, chega para fortalecer a nossa participação social e o processo de internacionalização dos nossos programas de pós-graduação.”, assegurou Cechinel.
Palestras
Na ocasião, foram realizadas as palestras “Dignidade Humana e os novos precedentes do TST”, ministrada pelo Desembargador e egresso do PPCJ, Wanderley Godoy Junior, e “Políticas públicas com enfoque de derechos humanos, aportaciones desde el sistema interamericano”, conduzida por Miryam Hazan, da Organização dos Estados Americanos – OEA.
Já o professor da Università degli Studi di Perugia (Itália), Simone Vezzani, abordou sobre “Direito à Água como Direito Humano Fundamental: Desafios da agricultura diante da escassez hídrica”. As atividades foram mediadas pelos professores Carla Piffer (PPCJ) e Rafael Padilha (PPGDMT).
A programação foi organizada pelos Programas de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas (PPCJ) e Direito das Migrações Transnacionais (PPGDMT) da Univali e ocorreram com fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), via Chamada Pública 12/2022 - Fapesc Abroad.
O evento integra as atividades do projeto europeu More4Water, financiado pela União Europeia no âmbito da Parceria Water4All. A iniciativa envolve a Università degli Studi di Perugia-Unip, Ministero dell´Università e della Ricerca – MUR, Tiber Umbria Comett Education Programme – TUCEP e AcegasApsAmga da Itália, Instituto de Telecomunicações – ITC de Portugal e a Univali.
Deixe seu comentário