
Ciclo de debates sobre o Plano Nacional de Educação chega ao Norte do Estado

-
Deputada Luciane Carminatti lidera ciclo de debates em Joinville sobre o PNE, com o objetivo de coletar contribuições da comunidade escolar e construir políticas públicas mais alinhadas às necessidades locais (Fotos: Divulgação)
Com liderança da deputada Luciane Carminatti (PT), Joinville vai sediar o quinto seminário sobre os rumos da educação para a próxima década
O Norte do Estado é a quinta região a receber o Ciclo de Debates sobre o Plano Nacional de Educação (PNE). O evento será na próxima segunda-feira, 26, a partir das 8h30 em Joinville, com a participação da deputada Luciane Carminatti (PT), presidente da Comissão de Educação e Cultura da Alesc.
“Estamos criando um canal direto entre quem está em sala de aula e quem formula as políticas públicas”, destaca Carminatti, principal articuladora do ciclo que percorrerá oito regiões do Estado. “Um plano elaborado sem ouvir as bases corre o risco de não corresponder às reais necessidades da comunidade escolar.”
O processo de escuta ativa coordenado por Luciane representa um modelo inovador de construção coletiva. “Nossa metodologia garante que cada região possa expressar suas particularidades. A educação de qualidade precisa respeitar as características locais sem perder de vista os objetivos nacionais”, explica a parlamentar, que tem consolidado sua trajetória política na defesa da educação pública.
O deputado federal Pedro Uczai (PT), representante da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, reforça a importância da iniciativa. “O trabalho conduzido pela deputada Luciane cria uma ponte fundamental entre as demandas locais e a formulação do plano nacional. Santa Catarina está oferecendo ao Brasil um exemplo de como construir políticas públicas com participação efetiva da sociedade.”
As contribuições coletadas não apenas influenciarão o PNE, mas também servirão de base para a elaboração do Plano Estadual de Educação e dos planos municipais, garantindo alinhamento entre as diferentes esferas administrativas.
O Ciclo de Debates em Santa Catarina é realizado pela Comissão de Educação e Cultura da Alesc e pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. Os encontros serão realizados ainda no Vale do Itajaí, Oeste e Extremo Oeste.
Tags
- Educação
- Plano Nacional de Educação
Deixe seu comentário