O volume de vendas do comércio varejista brasileiro cresceu 0,3% entre outubro e novembro de 2012. A receita nominal também teve crescimento: 0,8%. Foi o sexto crescimento consecutivo do volume de vendas e o nono para a receita. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Cinco das oito atividades comerciais apresentaram crescimento no volume de vendas: outros artigos de uso pessoal e doméstico (4,2%), tecidos, vestuário e calçados (2,1%), hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,6%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (0,6%) e livros, jornais, revistas e papelaria, com taxa de 0,1%.

Os demais setores tiveram queda nas vendas: móveis e eletrodomésticos (-0,2%); material de construção (-0,9%); combustíveis e lubrificantes (-1,5%); veículos e motos, partes e peças (-5,0%) e equipamentos de escritório, informática e comunicação (-11,4%).

Na comparação com novembro do ano passado, o crescimento do volume de vendas chegou a 8,4%. Nos acumulados do ano e dos 12 meses anteriores, o volume de vendas teve altas de 8,9% e 8,6%, respectivamente.

Considerando também os setores de veículos e autopeças e de material de construção (o chamado varejo ampliado), o setor apresentou uma queda de 1,2% no volume de vendas entre outubro e novembro, devido às perdas de 5% do segmento de veículos e de 0,9% do setor de construção.