As vendas a crédito na quinzena que antecedeu o Natal cresceram 1,7% em comparação ao ano passado, conforme relatório do SPC SC, órgão da Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL SC), divulgado nesta quarta-feira (25). Nas vendas à vista, conforme estimativa da entidade, a performance deve ser semelhante. “Não nos surpreende, embora sempre apostemos em um desempenho um pouco melhor que as previsões”, avalia Sergio Medeiros, presidente da entidade que representa o varejo catarinense.
Medeiros atribui o crescimento modesto a fatores estruturais – a queda no emprego e o baixo desempenho da indústria no estado, maior controle nos gastos e a baixa
confiança do consumidor. “Outros problemas também provocam impacto no comércio, como a prolongada seca nas regiões de maior representatividade do agronegócio”, considera ele.
O tíquete-médio (total das vendas dividido pelo número de compradores) nas vendas no crediário confirmou a projeção de R$ 123,00. Segundo a FCDL SC, as vendas no crediário respondem por cerca de 60% do mercado, mas em grandes redes de móveis e eletroeletrônicos esta participação está próxima de 90%. “Estas grandes redes terão um crescimento maior, mas isso é decorrência de políticas comerciais e de marketing mais agressivas e da expansão contínua, com a abertura de muitas unidades pelo
estado”, explica Sergio Medeiros.
Para o dirigente lojista, o consumidor freou seus gastos diante do risco de voltar à condição de inadimplente. “Os catarinenses enxergam as facilidades de acesso ao crédito, mas também temem não suportarem o endividamento e não avistam uma economia em crescimento. Diante disso, poupam ou direcionam os gastos para outros fins, caso das viagens em férias”, relata o presidente da FCDL SC.
Para Ivan Tauffer, vice-presidente de Serviços da FCDL SC, o movimento econômico nestes últimos dias do mês e na primeira semana de janeiro dependerá da criatividade dos lojistas. “É a semana de trocas e o comerciante pode agregar novas vendas nesta prática, além das tradicionais liquidações”. A FCDL SC e o Instituto Mapa divulgam números detalhados do mês de dezembro e de 2012 na primeira semana de janeiro.
Deixe seu comentário