Planalto Serrano registrou o maior aumento, 6,75%
As vendas de veículos novos em Santa Catarina tiveram um aumento de 0,67% no acumulado do ano de 2012 com relação ao ano anterior, embora em todas as demais comparações tenham sido registradas quedas sutis nos números. No mês de novembro, foram registrados 22.274 emplacamentos de veículos novos, enquanto no mês anterior foram 23.740 unidades, uma queda de -6,18 %. No Brasil, também houve uma queda de proporção similar, -9,05% na mesma comparação. Com nova prorrogação da redução do IPI, anunciada no final de outubro e que se segue até o último dia deste ano, as vendas devem continuar movimentando o setor .
O Planalto Serrano Catarinense registrou o maior aumento no acumulado do ano, com acréscimo de 6,75%, seguido pelo Vale do Itajaí, pela Região Oeste e pela Grande Florianópolis. Já as regiões Sul e Norte registraram quedas nesta mesma comparação, com -3,95% e -2,68%, respectivamente.
Vendas de novembro
No comparativo entre o mês de novembro deste ano com o mês anterior, o Planalto Serrano presenciou uma queda de -6,65%. Já na comparação entre os meses de novembro deste ano com o mesmo período do ano passado, a região registrou um aumento de 3,90%.
O Vale do Itajaí registrou um aumento de 2,64% no acumulado do ano, embora nas demais comparações tenha registrado queda, sendo que a maior delas se deu na comparação do mês de novembro com o mesmo período do ano passado, que de 6.534 passou para 5.943 unidades emplacadas, uma queda de -9,04%.
A Região Oeste, que contou com aumento de 2,21% no acumulado do ano, também registrou queda nas demais comparações, sendo que a maior delas se deu na comparação do mês de novembro com o mês de outubro: -5,37%. A Grande Florianópolis registrou aumento semelhante com a Região Oeste, com aumento de 2,06% no acumulado do ano. Já na comparação entre os meses de novembro deste com o ano passado a queda foi de -16,75%.
Tanto a Região Sul, quanto a Região Norte, registraram queda em todas as comparações. O sul do estado teve a maior queda na comparação entre o mês de novembro com o mês anterior, uma queda de -5,87%. Já o norte do estado teve uma queda mais acentuada, na mesma comparação a diminuição das vendas resultou em queda de -11,61%.
A frota circulante de Santa Catarina registrou em novembro um total de 3.916.184 veículos, sendo que destes, 2.269.220 são automóveis e 940.102 são motocicletas.
Deixe seu comentário