Mais da metade (54%) das empresas industriais, no Brasil, utilizam ou já utilizaram, nos últimos três anos, serviços terceirizados, segundo o resultado da última sondagem especial terceirização, realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A terceirização não é uma novidade no segmento de higiene pessoal e beleza, mas ganhou força nos últimos anos em função da acirrada concorrência neste mercado.

A produção de itens de higiene pessoal e cosméticos é bastante dinâmica e possui processos bastante complexos. Como o custo para manter uma fábrica e funcionários especializados é alto, compartilhar as despesas e serviços é uma opção cada vez mais procurada por empresas novas e pequenas assim como pelas médias, grandes e até por multinacionais atuantes no mercado.

A Flexicotton, indústria de produtos de higiene pessoal em Santo Amaro da Imperatriz, vem se destacando no mercado nacional com a terceirização de produtos que tem o algodão como principal matéria-prima. A empresa vive um período de constante crescimento e amadurecimento profissional. A marca própria Bellacotton, que teve início da sua operação em 2008, tem em sua linha 20 produtos, sendo dez curativos, cinco modelos de hastes flexíveis e cinco itens na linha de algodão.

A empresa é comandada pelos sócios Jacinto Silveira e o francês Etienne Gruhier. É líder nacional no mercado de Marcas Próprias e já tem negócios com países do Mercosul, como Chile, Argentina, Uruguai e Colômbia. Além disso, também realiza operações com a Guatemala, na América Central. E em dois anos, querem conquistar o primeiro lugar no mercado de Marcas Próprias de higiene pessoal na América Latina.

Para conseguir alcançar esta meta estão apostando em produtos diferenciados, ou seja, mercadorias que ainda não são vendidas nos países vizinhos, como as hastes flexíveis, algodão e curativos.