O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela nesta terça-feira, 8 de fevereiro, a maior taxa de inflação desde 2005. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial no país, abriu o ano com alta de 0,83%.
A taxa só não é maior que a de abril de 2005, quando registrou elevação de 0,87%. Em dezembro de 2010 a taxa era de 0,63% e subiu para 0,75% em janeiro de 2011. Nos últimos 12 meses, o índice acumula alta de 5,99%.
O IPCA abrange as famílias com rendimentos mensais compreendidos entre um e 40 salários mínimos compreendidos em nove regiões metropolitanas do país, Goiânia e Brasília.
INPC
No período, o IBGE também divulgou os dados relativos ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede a evolução dos preços tomando como base os gastos de famílias com rendimentos até seis salários mínimos. Segundo a entidade, o índice apresentou variação de 0,94% em janeiro, superando em 0,34 ponto percentual o resultado de dezembro de 2010 – 0,60%.
Economia
Deixe seu comentário