Avaliar o desempenho da instituição

Avaliar o desempenho da instituição – que acaba de adotar um novo modelo de gestão – e interagir com o corpo de consultores e colaboradores são os objetivos da rodada de reuniões e visitas que o superintendente do Sebrae de Santa Catarina, Carlos Guilherme Zigelli, está promovendo em todo o Estado.
Na terça-feira à tarde, o superintendente coordenou reunião na sede da Acic, em Chapecó. Nesta quarta-feira, concede entrevista coletiva às 9 horas da manhã, na sede do Sebrae, em São Miguel do Oeste.

Anunciada e implementada em maio, o novo modelo de gestão está fundado em nova estrutura constituída de nove coordenadorias regionais, oito agências e seis pontos de atendimento. Sua concepção obedece ao objetivo de ampliar a representatividade do Sebrae, melhorar a gestão e agilizar processos. Ela foi orientada para prestar assistência e acompanhamento em todas as regiões catarinenses.
As coordenadorias regionais funcionam em Florianópolis, Blumenau, Joinville, Itajaí, Criciúma, São Miguel do Oeste, Chapecó, Joaçaba e Lages. As agências de atendimento operarão em Jaraguá do Sul, São Bento do Sul, Tijucas, Brusque, Tubarão, Caçador, Xanxerê e Rio do Sul. Os primeiros postos de atendimento atuarão nas cidades de Palhoça, São José, Canoinhas, Curitibanos, Concórdia e Pinhalzinho.

METAS
Em Santa Catarina existem 358 mil micro e pequenas empresas (MPE´s) que geram 1 milhão 697 mil empregos. A meta do Sebrae em 2009 é atender 38 mil MPE´s que padecem da escassez de conhecimento, treinamento, tecnologia e infraestrutura para inovação. No geral, serão prestados 2,5 milhões de atendimentos presenciais e à distância, coletivos e individuais. Outra meta é a longevidade empresarial: em 2002, apenas 50% das empresas completavam o segundo ano de vida; em 2008 subiu para 75,9% e a meta para 2009 é 77,2%.