Suínos e Aves. Entidades pedem mais quotas para união européia


O comércio internacional de carnes de frango e de suínos foi o principal tema do encontro, na semana passada, dia 10,  do ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, com dirigentes de entidades representativas das duas cadeias produtivas. O foco é a União Européia.


Os presidentes da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frango (Abef), Francisco Turra e da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), Pedro de Camargo Neto, respectivamente informaram ao ministro que recorreram ao presidente Lula para que o governo brasileiro obtenha apoio da França para aumentar as quotas de importação de carnes de aves e suínos do Brasil, junto à União Europeia.

Stephanes foi cumprimentado, ainda, pela recém-anunciada abertura do mercado de carne suína de Santa Catarina para as Filipinas, além da ampliação do comércio de frangos para aquele país. Camargo Neto valorizou a importância do mercado filipino, que importou, no ano passado, 70 mil toneladas de carne suína, somente dos Estados Unidos e da União Europeia.

Durante o encontro, os presidentes repassaram alguns itens da agenda internacional com o ministro, como a expectativa de comércio com Estados Unidos, África do Sul, Japão e Coreia do Sul.