A Sociedade de Garantia de Crédito - GARANTEOESTE/SC assinou, nessa semana, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), termos de adesão para aportes destinados à formação do fundo garantidor de risco pelas cooperativas do sistema SICOOB. O evento também marcou a apresentação do processo de implantação da SGC, fundada no mês de junho, e que teve constituição do estatuto e registro em cartório no início deste mês.
O evento reuniu a governança da GARANTEOESTE, representantes das ACIs, parceiros, apoiadores, empresários e representantes do Sistema SICOOB de Santa Catarina. A assinatura dos termos foi feita pelo presidente da ACIC Chapecó Bento Zanoni, presidente da GARANTEOESTE Sérgio Perondi, coordenador regional oeste do Sebrae/SC Enio Albérto Parmeggiani, presidente do SICOOB Maxicrédito e vice-presidente do SICOOB Central SC/RS, Eloi Frazzon, além de demais representantes do sistema de cooperativa de crédito SICOOB e governança da SGC.
Após explanação sobre o processo de implantação da GARANTEOESTE, pelo contador Dalvair Anghében e consultor do Sebrae/SC, Airton Rigotto, Parmeggiani, ressaltou a importância estratégica do sistema Sebrae estar envolvido na parceria que formou a SGC. “Nosso desafio agora é fazer uma boa gestão, cumprir os requisitos e exercer no oeste catarinense um trabalho de referência. Temos a certeza de que o nosso empenho, compromisso e capacidade de gestão trarão grandes resultados”.
Zanoni agradeceu a confiança das ACIs, do SICOOB e demais parceiros e ressaltou que a primeira SGC do Estado motivará a formação de novas sociedades em outras regiões de Santa Catarina. “Temos certeza de que em breve teremos resultados significativos com a elevação da competitividade e desenvolvimento sustentável das empresas por meio de serviços de acesso ao crédito e assessoria financeira às associadas”.
Na visão do presidente do SICOOB Maxicrédito e vice-presidente do SICOOB Central SC/RS, Eloi Frazzon, a SGC proporcionará maior sustentabilidade dos negócios, visando que as entidades se perenizem. “Esperamos aumentar o número de associados com as ACIs envolvidas e contamos com uma atuação pró-ativa das associações. Vamos cumprir nossa ação de dia a dia na SCG”.
O presidente do Conselho de Administração da GARANTEOESTE e diretor financeiro da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), Sérgio Perondi, enfatizou que a constituição da SGC é resultado de um trabalho árduo, gratificante, que teve à frente uma equipe comprometida. “Se não fosse o trabalho de uma equipe alinhada com os objetivos e o SICOOB que comprou a ideia, não estaríamos em tão curto espaço de tempo, formalizando nosso aporte. Enfim, chegamos até aqui graças à visão empreendedora e o espírito cooperativista presente neste projeto”.
A SGC tem como objetivo a elevação do grau de competitividade e desenvolvimento sustentável das empresas por meio de serviços de acesso ao crédito e assessoria financeira às empresas associadas. Sua função é analisar os projetos e pedidos de financiamento pleiteados por seus associados e assumir o risco de inadimplência e eventuais falências. Nestes casos, a SGC honra a garantia ante o credor e passa a conduzir o processo de insucesso e falência com a recuperação das perdas com a associada inadimplente ou falida.
Quadro Diretivo
A GARANTEOESTE é formada pelo seguinte quadro diretivo: presidente do Conselho de Administração, diretor financeiro da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic), Sérgio Perondi; vice-presidente do Conselho de Administração, Jeovany Folle, presidente da Associação Empresarial de Maravilha; presidente do Conselho Fiscal, Vilmar Lima de Souza que é presidente da Associação Empresarial de São Miguel do Oeste.
Esses dirigentes trabalham para consolidar o plano de negócios, ajustar o Estatuto Social da SGC, elaborar o plano de trabalho de implantação, além de cuidar dos aspectos legais da instituição e de convênio com o sistema Sebrae e suas respectivas aprovações em assembleia.
Sistema Sicoob
O sistema SICOOB é formado por 40 cooperativas em Santa Catarina, das quais 10 assinaram os termos adesão para aportes destinados à formação dos Fundos Garantidores de Risco nessa semana. A carteira ativa de associados é de mais de 6 bilhões.
Deixe seu comentário