Os trabalhadores que procuram emprego nesse início de ano podem se cadastrar em um dos postos de atendimento do trabalhador do Sistema Nacional de Emprego (SINE) e consultar as vagas disponíveis. Para os municípios de Florianópolis, Palhoça e Tijucas são 391 vagas.

Em Florianópolis, grande parte das oportunidades é para camareira de hotel, atendente de balcão e recepcionista de banco. Em Tijucas, a maioria das oportunidades é para ajudante de carga e descarga de mercadoria, porteiro, vigilante e em Palhoça para operador de caixa.

“Os interessados nas vagas devem comparecer aos postos do Sine com carteira de trabalho e documentos pessoais”, recomenda o Diretor de Trabalho, Emprego e Renda da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), Edilson Godinho.

Além de vagas de emprego, o Sine também oferece orientação sobre cursos de qualificação profissional gratuitos e encaminhamento da documentação para o seguro-desemprego. Em 2014, os catarinenses terão 96 mil vagas disponíveis em cursos de qualificação profissional gratuitos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Brasil sem Miséria.

O programa é coordenado nacionalmente pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e em Santa Catarina a SST coordena a articulação entre os municípios e as unidades que oferecem a qualificação. Os cursos destinam-se às pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal, são gratuitos e incluem auxílio para o transporte e lanche durante o período de duração das aulas.

Em Santa Catarina, o Serviço Nacional de Emprego (Sine) está vinculado à Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) e oferece serviços aos trabalhadores em 120 unidades em todo o Estado. São 22 postos de execução direta e outros 98 postos conveniados. As vagas disponíveis no Sine são para trabalhadores de nível fundamental, médio e superior.