O setor de serviços apresentou em agosto o segundo resultado positivo do semestre, com o ligeiro crescimento de 0,1% no volume das atividades em Santa Catarina na comparação com o mês de julho. Embora não seja uma variação expressiva, encerra um pequeno movimento de gangorra. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O setor de serviços mantém a trajetória positiva na comparação com o mesmo período do ano anterior (7,2%), no acumulado do ano (4,9%) e em 12 meses (6,8%). Em agosto, todos os segmentos analisados pela pesquisa, com exceção das atividades de Serviços profissionais, administrativos e complementares, apresentaram variação positiva em relação ao mesmo mês do ano anterior, ao acumulado no ano de 2022 e ao acumulado dos últimos 12 meses.

Lidera a expansão do setor o segmento de serviços prestados às famílias, que contempla alimentação e alojamento, como hotéis e restaurantes. Em agosto, na comparação com igual período do ano anterior, o segmento cresceu 20,7%, com isso registrou o 17º resultado positivo consecutivo.  O desempenho é semelhante no setor de turismo: altas de 24,9% na comparação com mesmo mês de 2021, de 35,3% no acumulado dos últimos 12 meses e de 39,6% no ano.