O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Senar/SC vai capacitar mais de 750 produtores e trabalhadores rurais do Meio Oeste catarinense, no mês de março. Serão disponibilizados mais de 47 cursos gratuitos, todos voltados para a profissionalização da família rural, abrangendo treinamentos de formação profissional rural (FPR) e treinamentos de promoção social (PS). Será possível aprender inseminação artificial em bovinos, crochê, confecção de acolchoados, produção caseira de massas para congelamento, fruticultura básica, doces de leite e iogurte, entre outros.

"O objetivo é possibilitar que os produtores e trabalhadores rurais desenvolvam habilidades, por meio da prática do “aprender a fazer, fazendo”. A entidade oportuniza conhecimento e atualização em relação às exigências do mercado consumidor, além de gerar perspectiva de maior qualidade de vida, consciência crítica e participação na vida da comunidade", explica Gilmar Zanluchi, superintende do Sernar/SC, órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc).

Agenda
Segunda-feira, dia 11:
Entre as capacitações previstas estão a de cestaria em palha de milho em Treze Tílias, de conservas de hortaliças e temperos e de cortes e assados de carne suína em Campos Novos.

Terça-feira, dia 12:
Acontecerão cursos de bordado com patchcolagem em Água Doce, preparação do fio para tecelagem em Catanduvas e de ponto russo em Herval D’Oeste.

Quarta-feira, dia 13:
Os cursos disponibilizados serão capacitação de crochê em Campos Novos, de primeiros socorros e de cortes e assados de carne suína em Capinzal e de olericultura básica em Catanduvas.

Quinta-feira, dia 14:
Deverão acontecer os cursos de instalação e manutenção de redes elétricas em Erval Velho, de conservas de frutas e de qualidade do leite em Pinheiro Preto e organização da propriedade rural em Iomerê.