Senadora Kátia Abreu faz palestra para produtores rurais em Chapecó
-
A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil fará palestra para 600 líderes rurais (Fotos: MB Comunicação)
A senadora Kátia Abreu, presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), palestrará sobre o futuro da agricultura nacional para 600 líderes rurais do Oeste catarinense no dia 4 de fevereiro, em Chapecó. O evento é organizado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e pela Cooperativa Agroindustrial Alfa (Cooperalfa). A palestra iniciará às 19h, na sede da Associação Atlética e Recreativa Alfa (AARA).
A conferência da presidente da CNA terá como temas centrais os desafios, as ameaças e as oportunidades da agricultura e do agronegócio, política agrícola e sustentabilidade do setor primário.
Antes da palestra, os presidentes das entidades promotoras – Romeo Bet, da Alfa, e José Zeferino Pedrozo, da Faesc – farão breves manifestações. “A exposição da senadora será importante para percebermos e compreendermos as grandes mudanças e as transformações em curso no mundo”, realça Pedrozo.
Trajetória
Kátia Abreu nasceu em Goiânia, onde se formou em Psicologia, na Universidade Católica de Goiás. Mãe de três filhos, tornou-se chefe de família e empresária rural aos 25 anos de idade, com a morte do marido. Em 1994, disputou e venceu a eleição para presidir o Sindicato Rural de Gurupi, terceira maior cidade do Tocantins, tornando-se a primeira mulher a comandar a entidade.
Em seguida, assumiu a presidência da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins, cargo que exerceu por quatro mandatos consecutivos (1995 a 2005). É a primeira e única mulher a comandar uma entidade dessa natureza no país. Presidiu a Comissão Nacional da Amazônia Legal, da CNA. Em 2006, assumiu a vice-presidência e, em 2008, a presidência da Confederação Nacional da Agricultura, a maior entidade brasileira do agronegócio.
Na vida parlamentar, disputou pela primeira vez, em 1998, uma cadeira na Câmara Federal, ficando como primeira suplente com quase 23 mil votos. Assumiu a vaga em 2000 e, em 2001, foi escolhida para presidir a Frente Parlamentar da Agricultura no Congresso. Em 2002 foi reeleita para a Câmara dos Deputados. Em outubro de 2006, Kátia Abreu tornou-se a primeira senadora do Tocantins, para o mandato de 2007 a 2014.
Deixe seu comentário