O palestrante Renato Ópice Blum falou da importância da conscientização para reduzir o problema durante o Seminário Estadual de Combate à Pirataria
Renato Ópice Blum, um dos palestrantes do Seminário Estadual de Combate à Pirataria, que aconteceu nesta terça-feira (4) na Fecomércio-SC, destacou o papel da educação e da conscientização para a reduzir a pirataria de produtos e o desrespeito aos direitos autorais.
“Boa parte da pirataria digital ocorre por acomodação do comportamento. As pessoas acham normal baixar um CD inteiro da Internet sem pagar – e se o autor não autorizou, isso é crime”, comentou o especialista durante o evento realizado em parceria com o Conselho Estadual de Combate à Pirataria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS).
O seminário de também teve a participação de Natan Schiper, representante da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) no Conselho Nacional de Combate à Pirataria do Ministério da Justiça.
Ele levantou alguns números sobre as consequências da pirataria para economia. De acordo com Schiper, a pirataria leva a uma perda de R$ 30 milhões em impostos e, no mercado formal, dois milhões de empregos deixam de ser criados. “É importante divulgar essa distorção do nosso comportamento como cidadãos e conhecer os prejuízos que a pirataria traz para o comércio e o para o consumidor”, alertou.
A Federação está presente no combate à pirataria e no processo de conscientização do consumidor. “Um seminário como este é importante para trazer o conhecimento que está sendo discutido nos ciclos mais especializados e disseminar a informação para empresas e pessoas físicas, porque esse é um problema que afeta todos os agentes da sociedade”, argumentou o diretor-executivo da Fecomércio-SC, Marcos Arzua.
No final do evento, o público conheceu a nova campanha publicitária da federação, que traz o slogan “Pirata tem vida curta”, em uma mensagem direta à baixa durabilidade e qualidade dos produtos falsificados. O material começará a será veiculado na televisão, internet e jornal impresso no início de 2013.
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