Estado de Santa Catarina recebeu rating “BBB- Perspectiva Estável” de duas das mais importantes agências internacionais de classificação financeira, a Standard & Poor’s e a Fitch Ratings. O rating é uma análise feita por agências financeiras sobre a capacidade de um órgão (país, Estado, município ou empresa, por exemplo) de saldar compromissos financeiros. A avaliação atribuída à Santa Catarina é considerada positiva, pois demonstra uma perspectiva estável. O Governo Federal tem nota BBB.

O rating BBB- avaliado pelas duas agências se refere à escala global e é o mesmo atribuído a Estados como São Paulo e Rio de Janeiro. Na Escala Nacional Brasil, a Standard & Poor’s deu a Santa Catarina a nota “AAA” e a Fitch Rating indicou “AA”, respectivamente as duas mais altas notas da escala de rating das agências. “Isso mostra que, em uma perspectiva nacional, o Estado ocupa posição de destaque. No entanto, ainda há margem para melhorar o desempenho na escala global. E essa melhora deve partir de um contexto nacional, não apenas de Santa Catarina”, afirma o secretário da Fazenda, Nelson Serpa.

Em sua análise, a S&P considerou aspectos como o forte desempenho orçamentário do Estado e adequados níveis de liquidez. Também apontou que o nível de endividamento do Estado vem diminuindo progressivamente ao longo dos anos. “A perspectiva estável reflete nossas expectativas de que Santa Catarina continuará gerando fortes resultados orçamentários, mantendo liquidez adequada, e aumentando seu endividamento em níveis administráveis nos próximos dois anos”, informou a agência.

Já a Fitch Rating levou em consideração que a economia de Santa Catarina representa 4,8% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, refletindo na posição de oitava maior do Brasil; que o Estado tem autonomia tributária e um setor industrial bem desenvolvido, além de um índice de endividamento médio. Na avaliação, a agência afirmou que o Estado precisa defender sua economia, enfrentar a pressão sobre as despesas com o funcionalismo público e reduzir a dívida. “Novos aumentos das despesas de pessoal podem deteriorar o desempenho operacional de Santa Catarina, contribuindo, desta forma, para uma ação negativa de rating”, afirmou a Fitch.

Essa é a primeira vez que o Estado de Santa Catarina solicita esse tipo de análise financeira. O rating foi contratado pelo governo no segundo semestre de 2012 e a divulgação dos resultados saiu nesta semana. A avaliação de risco é uma das condições para contratação de operações de crédito com organismos internacionais, o que habilita o Estado a receber financiamentos com taxas de juros muito mais atrativas que as praticadas no mercado interno.