Santa Catarina Rural é discutido em audiência pública

Nesta quarta-feira (28), o secretário de Estado da Agricultura, Antonio Ceron o presidente da Epagri, Luiz Ademir Hessmann e o secretário Executivo do Microbacias 2, Athos de Almeida Lopes participaram da audiência pública sobre o Programa Santa Catarina Rural – Microbacias 3, na Assembléia Legislativa.

Organizada pelo presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia, Rogério Peninha Mendonça, a audiência pública reuniu técnicos do Programa, o gerente do Banco Mundial para o Brasil, Álvaro Soler, representantes de entidades ligadas ao agronegócio e prefeitos, para discutirem o novo Programa.
O Santa Catarina Rural – Microbacias 3 terá investimentos de US$180 milhões – 90 milhões do Banco Mundial e 90 de contrapartida do Estado. Será executado em seis anos, com início em 2010, com o objetivo de promover o desenvolvimento rural por meio da melhoria da competitividade da agricultura familiar e da gestão socioambiental das microbacias hidrográficas. “Este novo projeto vai consolidar o trabalho iniciado pelo Microbacias 2 em prol do desenvolvimento da agricultura familiar catarinense”, afirmou Hessmann.
O trabalho deverá envolver 140 mil famílias de agricultores e 1.920 famílias de indígenas. Dentro desse universo, uma ação diferenciada será desenvolvida para envolver 10 mil jovens rurais. Serão também consideradas beneficiárias as 936 Associações de Desenvolvimento das Microbacias (ADMs), formadas durante a execução do Projeto Microbacias 2.

Para o primeiro trimestre do próximo ano, está prevista a finalização de todo o processo de negociação envolvendo o Governo do Estado, o Governo Federal e o próprio Banco Mundial.