A Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL), em parceria com a Unoesc, apresentou na última semana, durante o Almoço Empresarial do Varejo uma pesquisa inédita sobre o comportamento de compra do consumidor. O evento reuniu empresários, lojistas e profissionais da imprensa na Cantina do Cesec.
“A pesquisa é uma das ações do Planejamento Estratégico da entidade e, hoje, a CDL pode dar esse suporte de informações ao associado, observa o presidente da CDL Chapecó, Gilberto João Badalotti.
Os resultados da pesquisa foram apresentados pelo responsável técnico, professor Werner Luiz Antoni. Ele chamou a atenção dos lojistas para a importância do banco de dados com as informações dos clientes, já que a pesquisa indicou que a data mais importante e que mais leva consumidores ao varejo chapecoense são os aniversários de familiares.
“Mais do que ter cadastro de clientes, o varejista precisa saber analisar as informações e saber essas datas para transformá-las em oportunidades de negócios”. Antoni também observou que, em Chapecó, comprar está aliado a lazer e que o cliente faz questão de ter tempo para comparar produtos, estabelecimentos, atendimento, entre outros aspectos.
Outro indicador da pesquisa é em relação ao atendimento no comércio varejista. Antoni informou que atender bem pode ser determinante na escolha do consumidor. “O lojista precisa sair do patamar de venda técnica e apostar em relacionamento com o cliente”. O resultado da pesquisa foi entregue, em CD, aos participantes do Almoço Empresarial.
O diretor da Unoesc, professor Ricardo Antonio de Marco, valorizou o trabalho da Empresa Junior da Universidade, que contribuiu com o levantamento dos dados para a pesquisa. Destacou que o papel social da Unoesc é cooperar para o desenvolvimento dos locais onde está inserida. “A produção de conhecimento e o levantamento de dados e informações confiáveis ajudam os gestores na tomada de decisões”, avaliou.
Metodologia
As atividades e os procedimentos executados durante a realização da pesquisa foram conduzidos pelo professor com formação na área de administração e marketing. A operacionalização do estudo foi de responsabilidade da Empresa Júnior da Unoesc Chapecó.
O levantamento envolveu os segmentos de eletroeletrônicos, móveis e decoração, supermercados, mercados e alimentos; materiais de construção, cosméticos, maquiagem e perfumaria, farmácias, ótica, joias e relógios, bazar e variedades, lojas de 1 real, camelôs, acessórios e bijuterias, confecções infantis, masculinas e femininas, calçados infantis, masculinos e femininos e lojas de autopeças.
Após definidos os tipos de varejo, por parte dos consumidores na coleta de dados de campo, foi verificada a frequência de compra por grupo específico de varejo, os quais foram cruzados com idade, gênero e renda familiar de forma agregada. As questões norteadoras da pesquisa foram: Por que o consumidor compra? Quando? Como? Qual a frequência? Onde?
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