Entidades envolvidas com o projeto promovem encontro para mostrar indicadores de desempenho técnico-econômico dos sistemas de produção do ano agrícola 2007/2008

No mês de outubro, as entidades envolvidas com o projeto ‘Propriedade Sustentável - Produtor 10’, promovem quatro encontros para a apresentação dos indicadores de desempenho técnico-econômico dos sistemas de produção do ano agrícola 2007/2008, nas 70 propriedades familiares que participam do projeto.

O Produtor 10 é um projeto que visa realizar assistência técnica em parceria com o grupo familiar para a sustentabilidade, social, econômica e ambiental da propriedade, promovendo qualidade de vida para quem vive no meio rural. Esse trabalho tem parceria da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc), dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri) e da empresa Souza Cruz.

Essencialmente, o trabalho conjunto do técnico e da família busca proporcionar aos agricultores orgulho de sua profissão e aumentar o IF (Índice de Felicidade) da família rural. Através dessa metodologia busca-se: integrar a família na produção e convivência; melhorar a produtividade e qualidade da produção; humanizar o trabalho da propriedade e maximizar os fatores de produção disponíveis na propriedade.

Os quatro encontros entre técnicos, produtores e lideranças têm a mesma programação, início às 09:00 horas e encerramento às 12:00 horas, com almoço. As datas dos eventos e os locais são os seguintes:

· 02/10 - Braço do Norte - Local: UNISUL - Rodovia SC 482 - KM 05.

Contato: Adriano Schurhhoff - 48)3658.2455 - 9161-4822 - [email protected]

· 06/10 - Bandeirantes - Local: Centro Multiuso da Prefeitura Municipal

Contato: Joel Moura - (49) 3622.6371 - [email protected]

· 21/10 – Canoinhas - Local: Salão da Igreja da Comunidade Erval Bonito

Contato: Edmar Padilha - (47) 3622.4366 - 9986.6178 [email protected]

· 22/10 - Imbuia - Local: Salão Comunidade Campo das Flores

 

Expansão das fronteiras

O excelente resultado obtido com a metodologia do Produtor 10 entre as 70 famílias que participam do projeto piloto em Santa Catarina, fez com que a empresa Souza Cruz decidisse por ampliar as fronteiras de atuação. O projeto vai ser aplicado em propriedades de fumicultores dos estados do Paraná e do Rio Grande do Sul. A primeira reunião de trabalho para expansão das fronteiras aconteceu no dia 30 de setembro, na cidade paranaense de Rio Negro.

A região Sul do país é a maior produtora de tabaco do país. São 180 mil famílias que produzem 755 mil toneladas, sendo 97% da produção destinada ao mercado externo. Conforme pesquisa realizada pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Santa Catarina com 934 produtores de fumo, a opção por essa atividade entre os agricultores familiares se deve: venda garantida (37%); pouca disponibilidade de terra (29%) e dá boa renda (19%). Na última safra, a renda média bruta foi de R$ 60 mil para quem plantou 40 mil pés de fumo em quatro hectares.

O produtor 10 pode ser aplicado em qualquer sistema de produção.A FETAESC também negociou com o governo do estado a contratação de 25 técnicos pelo programa Microbacias para desenvolver o Produtor 10 em 1.200 propriedades famílias. Ficou acertado que serão formados três grupos de 20 produtores em cada Unidade de Gestão Técnica (UGT), para serem acompanhados com gestão e contabilidade agrícola nos moldes desse projeto.