O secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Antonio Ceron; o diretor geral, Gelson Sorgato, e o diretor de Qualidade e Defesa Agropecuária, Roni Barbosa estiveram reunidos com o che
O secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Antonio Ceron; o diretor geral, Gelson Sorgato, e o diretor de Qualidade e Defesa Agropecuária, Roni Barbosa estiveram reunidos com o chefe do Centro de Desenvolvimento em Aquicultura e Pesca (Epagri/Cedup), Fabiano Müller Silva, para a apresentação dos trabalhos desenvolvidos na aqüicultura e pesca catarinense.
Os projetos tratam, basicamente, da capacitação dos produtores, do incentivo a novos cultivos e da qualificação do produto final. Através de iniciativas, a exemplo da unidade demonstrativa de cultivo mecanizado de mexilhões são analisados os impactos da inserção de tecnologias nas produções de moluscos. De acordo com o extensionista da Epagri/Cedup, André Luis Novaes, a automação do processo de produção acarreta a redução dos custos com mão de obra e a melhoria da qualidade de trabalho dos produtores.
Buscando tornar as ostras de Florianópolis um produto único e reconhecido em todo território nacional, o Cedup desenvolveu o Projeto de Indicação Geográfica para as ostras da Capital. O engenheiro agrônomo, responsável pelo projeto, Alex Santos, afirma que a vontade é demonstrar cientificamente que as ostras de Florianópolis são produtos diferenciados e com qualidade superior as demais.
O último projeto apresentado foi o Controle Higiênico Sanitário dos Moluscos Bivalves de Santa Catarina, trabalho pioneiro que, em parceria com o Ministério da Pesca e Aqüicultura, monitora a pesca artesanal em 300 comunidades catarinenses. De acordo com o pesquisador, Robson Souza, Santa Catarina é o único Estado que pode oferecer a garantia da qualidade sanitária dos moluscos, livres de algas tóxicas e com ações pós-colheita que não interferem na qualidade final do produto.
Após a apresentação, Ceron destacou a importância dessas iniciativas para que o setor pesqueiro seja fomentado e qualificado. "Fiquei impressionado com os dados mostrados e com o trabalho que está sendo desenvolvido pelo Centro, tenho certeza de que as ações terão continuidade para que alcancemos a excelência também no setor de aqüicultura e pesca em Santa Catarina", diz o secretário.
Também estiveram presentes na reunião o gerente de Pesca e Aqüicultura, José Marcatti; o gerente de Administração, Finanças e Contabilidade, José Souza Filho; a médica veterinária, Carla Miranda Gomes; a gerente de Projetos Especiais, Cátia Jacóbus, e a assistente de Projetos Especiais, Jerusa Paula Beal.
Deixe seu comentário