A proposição do senador Raimundo Colombo foi aprovada nesta terça-feira, dia 11, na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado

Na tentativa de aliviar a carga tributária do brasileiro, a terceira mais alta do mundo, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, aprovou o projeto de lei que parcela em até nove vezes do Imposto de Renda (IR) da pessoa física. Agora, a proposta será encaminhada para a Câmara dos Deputados.

Atualmente é possível pagar o IR devido em até oito vezes, mas com acréscimo em cada parcela. “Muitas pessoas físicas que pagam Imposto de Renda encontram dificuldade em pagar as parcelas de seu imposto por causa das suas disponibilidades mensais de recursos. O projeto pretende aliviar a vida do contribuinte”, afirma o senador.

De acordo com o Projeto de Lei 59/2009, o pagamento do imposto de renda poderá ser parcelado em até nove vezes. A data do vencimento ocorrerá sempre no último dia útil de cada mês e sem a ocorrência de juros ou correção.

Além desta proposta, Colombo tem outros 70 projetos de lei que visam à redução de impostos, entre aprovados e em tramitação no Congresso Nacional. Para o senador, o peso dos encargos sobre empregados e empregadores tira a competitividade do país e encarece o custo de vida do brasileiro. “O valor economizado com a diminuição destes tributos poderia ser convertido em geração de empregos formais e no aquecimento da economia”, conclui o Colombo.