'Os técnicos da Epagri conseguiram produzir naquela região, vinhos com a uva Goethe, mesmo sendo essa, uma região desfavorável para a vitivinicultura', diz governador Luiz Henrique da Silveira

O governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira e o secretário de Estado da Agricultura, Antonio Ceron assinaram na última sexta-feira (26), decreto que reduz a tributação de ICMS na comercialização dos vinhos produzidos em Santa Catarina. O ato aconteceu na Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) de Campos Novos.

Seguido da degustação de vinhos, o governador falou da importância da produção de vinhos no Estado. "Cada vez mais tenho surpresas agradáveis com os produtores catarinenses, a exemplo da produção de vinhos em Urussanga", comenta Luiz Henrique. "Os técnicos da Epagri conseguiram produzir naquela região, vinhos com a uva Goethe, mesmo sendo essa, uma região desfavorável para a vitivinicultura", conclui.

O encaminhamento do pedido feito pelo Sindicato das Indústrias do Vinho de Santa Catarina (Sindivinho) em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) reduz de 25% para 3%, beneficiando a cadeia produtiva do vinho, que corresponde a 80 vinícolas e 2,5 mil famílias que trabalham no campo e cultiva 3,7 mil hectares de uva. A idéia é beneficiar o homem do campo reduzindo o êxodo rural e fazendo com que o vinho catarinense se torne mais competitivo no mercado nacional e internacional.

"O setor vitivinícola catarinense dá mais um grande passo com esse grande incentivo do governador Luiz Henrique", diz o presidente do Sindivinho, Celso Panceri. "Tendo em vista a significativa evolução dos vinhos de Santa Catarina, esta ação beneficia nossos produtos que apresentam um alto padrão de qualidade, sendo até mesmo exportados", conclui.

Também estiveram presentes o presidente da Epagri, Luiz Ademir Hessmann; o secretário executivo do Microbacias 2, Athos de Almeida Lopes; o desembargador, Edson Nelson Ubaldo; o presidente da Acavits, Maurício Grando; e técnicos da Epagri.