|
A agência de avaliação de rating Standard & Poor's conferiu ao Brasil o título de grau de investimento. Para o presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, a decisão da agência de elevar a classificação do país para ?BBB+?, correspondente à primeira faixa do grau de investimento, veio em um momento significativo. Em especial, segundo Meirelles, porque ocorre em meio à incerteza e à instabilidade da economia internacional.
Isso demonstra, destacou Meirelles, o ?aumento da resistência? da economia brasileira, reconhecida pela agência de classificação de risco. De acordo com o presidente do BC, ?o desempenho da economia no que diz respeito a investimento, emprego e renda é um demonstrativo claro de que o 'investment grade' reflete de fato a melhora decisiva dos fundamentos econômicos?.
Meirelles estava em São Paulo quando soube da notícia. Em seguida, sua assessoria em Brasília organizou uma teleconferência, durante a qual ele disse que um dado importante, destacado pela Standard & Poor's, foi a questão da previsibilidade. Isso, assinalou o presidente do BC, é resultado da estabilidade da economia.
?A previsibilidade é fundamental para garantir o crescimento sustentado do país e é resultado da persistência na implantação de políticas econômicas consistentes?, acrescentou Meirelles. |
Deixe seu comentário