Lojistas de Santa Catarina e outros 35 mil participantes estão em Nova York para a edição de 2016 do Retail's Big Show

Diante de um consumidor muito conectado, que pesquisa preços, conhece os produtos em detalhes e quer tratamento diferenciado, são as pequenas lojas que oferecem a maior capacidade de atendê-los e satisfazê-los. "Em quase todas as palestras sobre inovação os negócios de pequeno porte se sobressaem", informa Ivan Tauffer, presidente da Federação das CDLs de Santa Catarina, que lidera um grupo de dirigentes lojistas do estado no maior evento do varejo mundial, que se encerra na próxima quarta-feira (20). "O pequeno varejo pode inovar com mais agilidade e aceita os riscos da mudança com mais naturalidade", observou Tauffer, "em detrimento das corporações e redes, mais conservadoras e cautelosas".

Com mais de 35 mil participantes de 70 países na edição de 2016, o Retail's Big Show é o maior evento do varejo mundial, promovido há 105 anos. "O consumo representa 50% da economia norte-americana e isso revela a importância do varejo para o maior país do mundo", acrescentou Tauffer. O dirigente catarinense também lembra que há uma frase, atribuída ao ex-presidente Richard Nixon, que ilustra o valor dos pequenos negócios nos EUA. Segundo Nixon, "a pequena empresa é a maior expressão da livre-iniciativa".

"O lojista de pequeno e médio porte é que melhor pode se adaptar, em especial em áreas como moda, eletrônicos ou alimentação, nas quais as tendências mudam muito rapidamente", considerou. "A proximidade com os clientes permite saber como pensam, o que estão comprando, para onde vão, quais serviços diferenciados e condições especiais que exigem, entre outros aspectos", relatou o presidente da FCDL/SC.