Nos supermercados de Joinville, o preço do pernil pode variar até 110%.

Uma pesquisa divulgada pelo Procon de Santa Catarina mostrou que as ceias de natal podem ficar mais caras neste fim de ano. O aumento pode ficar próximo dos 50% em cidades como Joinville, no Norte do estado.

As carnes especiais desta época do ano e os panetones, que começam a encher as prateleiras dos supermercados, também surgem com preços novos e altos. Segundo o Procon, a alta é impulsionada pelo aumento de uma das principais carnes na noite natalina: o pernil.

De acordo com a pesquisa, o aumento pode chegar a 44,2% no preço final da ceia. Para reduzir o impacto no orçamento de quem não abre mão desses itens na mesa, a sugestão é pesquisar os preços.

A professora de economia Jani Floriano explica que com alguns cuidados é possível driblar esta alta. "Pode-se assar um frango e rechear, colocando algumas frutas. Em relação aos panetones, uma sugestão é procurar padarias com fabricação própria do produto".

O pernil é um dos vilões deste fim de ano, acumulando um aumento superior a 44,2%. No preço do peru, o aumento pode chegar a 17,8%. Nos supermercados pesquisados em Joinville, a diferença nos preços do pernil chega a 110% e até 44% nos panetones.

A dona de casa Nilza Hedler conta que irá buscar outras alternativas nas compras para a ceia natalina. "O panetone já não é tão bem-vindo lá em casa, então vou substituir por outras coisas para dar uma incrementada diferente", complementa.