Levantamento feito em Santa Catarina mostra também que o gasto médio por compra no comércio varejista chegou a R$ 198,56

Na melhor época do ano para o comércio, as vendas de Natal tiveram queda no faturamento se comparado ao mesmo período de 2014. Dados da Pesquisa de Resultados de Vendas de Natal 2015, produzida pela Fecomércio SC, apontam, entretanto, que o gasto médio por compra no comércio varejista em Santa Catarina chegou a R$ 198,56, enquanto que em 2014 o consumidor gastou em média R$ 189,40.

A variação do faturamento do comércio varejista comparado a 2014 teve registro negativo chegando a -7,3%, entre os anos de 2013 e 2014 o recuo bateu 1,9%.  A queda maior na receita em 2015 confirma que o aumento do gasto médio não deve ser comemorado, pois é reflexo da diminuição do consumo das classes com renda mais baixa, representando, assim, uma queda no volume de vendas.

Blumenau foi a cidade que teve a maior variação negativa do faturamento: -14,7%. Já os comerciantes de Chapecó tiveram uma queda na receita de 0,5% em relação às vendas de Natal de 2014. Não houve uma cidade pesquisada que apresentou resultado positivo, quando comparado ao ano de 2014.

Segundo a Federação, os motivos para a redução do faturamento vem da própria retração da economia observada durante o ano de 2015. Ao longo do período a economia diminuiu o acesso ao crédito, que é o grande impulsor das vendas do comércio. Em Santa Catarina, foi dificultado devido aos elevados juros e ainda à perda na qualidade do emprego, o que torna o consumidor mais cauteloso em suas decisões de consumo.

Entretanto, mesmo com o menor ritmo de crescimento anual, o Natal continua sendo uma data fundamental para o comércio. "O crescimento do faturamento em relação aos meses comuns do ano foi de expressivo 9,3%, demonstrando o tamanho do incremento das vendas trazido pela data", afirma Bruno Breithaupt, presidente da Fecomércio/SC.

Os impactos no mercado de trabalho foram significativos em todo o Estado, 30,1% do comércio varejista realizou contratações para atender o aumento da demanda no período. Novamente o percentual é menor que o apurado no ano passado, quando foi de 37,2%.

Vendas em números

Na hora do pagamento os catarinenses optaram por pagar à vista (70,2%). Dentro desse tipo de pagamento o cartão de crédito representou 28,4%, o cartão de débito 23,6% e o pagamento em dinheiro 18,2%.

Na compra efetivada com parcelamento, o cartão de crédito liderou com 22,1%. No geral, o pagamento com cartão de crédito e débito foi muito expressivo (74,1%).

Antes de efetuar o pagamento o consumidor lançou mão de uma conhecida estratégia: a pesquisa de preço. Os resultados indicam que, de acordo com 40,5% dos estabelecimentos comerciais, a pesquisa de preços por parte dos consumidores foi alta. Já para 28,9% a frequência de pesquisa de preços foi considerada baixa e para 29,9% dos empresários a pesquisa de preço pelo consumidor foi razoável.