Reunião com cem empresários do Estado foi realizada na noite desta quarta-feira (5) na Câmara dos Deputados

Os deputados e senadores catarinenses participaram na noite desta quarta-feira (5) de reunião com grupo de cem empresários de Santa Catarina, liderado pelo presidente da Federação das Indústrias (FIESC), Glauco José Côrte, na Câmara dos Deputados. A massiva presença dos industriais surpreendeu os parlamentares que participaram do evento, realizado após a participação dos empresários no Encontro Nacional da Indústria, que será encerrado nesta quinta-feira (6). O coordenador do Fórum, deputado Décio Lima, definiu o encontro como histórico e ressaltou a importância de estreitar a parceria e a sinergia com o setor produtivo.

Na mesma linha, o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, destacou que o objetivo da entidade é realizar trabalho conjunto em defesa de Santa Catarina, independentemente de partidos. Côrte informou aos parlamentares que, apesar do ano difícil para a indústria, o setor liderou a geração de empregos no Estado em 2012. "Isso mostra a confiança dos industriais na retomada da economia", declarou.

No encontro, a Federação pediu o apoio dos parlamentares a alguns projetos, como o que concede autonomia aos municípios para definir áreas de proteção permanente em área urbana, o projeto que permite às empresas deduzir do Imposto de Renda os gastos com a qualificação de empregados e o que extingue a contribuição adicional de 10% sobre o FGTS. Também manifestou apoio ao projeto do senador Paulo Bauer, desonerando medicamentos.

Os empresários de diversas regiões catarinenses levantaram também outras questões que precisam ser acompanhadas pelos representantes do Estado em Brasília, como as BR 470, 101, 280, 282 e 285, o contorno de Florianópolis, as ferrovias, o seguro desemprego, a redução da jornada de trabalho, o apoio à reciclagem e inserção dos jovens no mercado de trabalho.

Os parlamentares destacaram como assuntos importantes para Santa Catarina a questão da crise das agroindústrias, a regulamentação da "lei dos caminhoneiros", a redução do custo de energia, redução da carga tributária e investimentos do governo em infraestrutura.

Presenças - Além da secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Tatiana Prazeres, e do secretário de Acessibilidade e Programas Urbanos do Ministério das Cidades, Leodegar Tiscoski, participaram da reunião os senadores Paulo Bauer e Casildo Maldaner. Também estiveram no evento, além do deputado Décio Lima, os deputados Mauro Mariani, Valdir Colatto, Rogério Peninha Mendonça, Ronaldo Benedet, Esperidião Amin, Celso Maldaner, Edinho Bez, Pedro Uczai, Onofre Agostini, Jorginho Mello e Carmem Zanotto. Os ex-deputados Odacir Zonta e Cláudio Vignatti também prestigiaram a reunião. Justificaram suas ausências o senador Luiz Henrique e o deputado Jorge Boeira.

Tiskoski ressaltou a disponibilidade de recursos para Santa Catarina pelo Ministério das Cidades, em especial para prevenção das cheias, e Tatiana Prazeres disse que a indústria de Santa Catarina é um orgulho para o Brasil no exterior e que o Ministério trabalha para que o setor ganhe mais espaço no mercado internacional.