Oito micro e pequenas empresas que fazem parte da área de abrangência da coordenadoria regional Oeste do Sebrae/SC estão entre os finalistas ao Prêmio MPE Brasil 2012 nas categorias comércio, indústria, serviços, educação e tecnologia da informação.  As vencedoras de cada categoria serão conhecidas no dia 11 de dezembro, às 20 horas, no CIC, em Florianópolis.

O prêmio tem por objetivo reconhecer e incentivar os empresários catarinenses que, aliando o seu talento empreendedor com a excelência em gestão, fazem da competitividade a alma do seu negócio. Na categoria agronegócio, são finalistas as empresas Rural Tansini, de Quilombo; Roque Both, de Pinhalzinho; e Aloisio Petry, de Pinhalzinho.

Também são finalistas Escritório Orcontábil S/S de Quilombo (categoria serviços); Sociedade Educacional Pinhalzinho e Azevedo e Rauber Escola de Educação Básica de Concórdia (categoria educação); além de Wilson Cesar Savegnago, de Pinhalzinho, e Vision System Sistemas de Informática, de Chapecó (categoria tecnologia da informação).

O coordenador regional Oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, salienta que a região vem se destacando no quesito empreendedorismo porque os empresários não se acomodam frente aos desafios e buscam alternativas para uma gestão eficiente e inovadora. “Além de mostrar que nossos empreendedores estão abertos para adoção de novas práticas de gestão e uso de tecnologias diferenciadas, o número de finalistas da região também reafirma que estamos no caminho certo quando o assunto é apoiar e orientar empresários através das diversas soluções que oferecemos”, afirma.

Além dos oito finalistas no Oeste, o Prêmio conta com três vencedores no meio oeste catarinense. São eles: Valdir Deitos de Joaçaba (categoria agronegócio); Auto Mecânica Capinzal de Capinzal (comércio) e Laboratório de Análises Clínicas Vida de Videira (saúde).

Neste ano, MPE Brasil registrou mais de 1.800 inscritos nas categorias Indústria, Comércio, Serviços, Turismo, Tecnologia da Informação, Saúde, Educação, Agronegócios e Destaques de Boas Práticas de Responsabilidade Social e de Inovação.

Para avaliá-las, foram considerados critérios como: empreendedorismo, liderança, estratégias e planos, clientes, sociedade, informações e conhecimento, pessoas, processos e resultados. Após visita dos avaliadores voluntários capacitados pelo Prêmio, as empresas inscritas que devolveram o questionário de autoavaliação recebem um diagnóstico apontando oportunidades de melhoria para cada empresa. Após esta etapa, uma banca técnica definiu as 23 empresas finalistas.

O diretor Técnico do Sebrae/SC, Anacleto Ortigara, destaca que o Prêmio MPE Brasil está alinhado aos critérios de excelência em gestão utilizados pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), adaptados à realidade dos pequenos negócios. É o primeiro degrau de uma escalada que continua com o Prêmio Catarinense de Excelência e culmina com o Prêmio Nacional de Qualidade. “A iniciativa tem um ingrediente pedagógico de disseminação dos conceitos e das melhores práticas em gestão, pois as empresas recebem um relatório apontando seus pontos fracos e fortes para que continuem seu caminho em busca da excelência”, destaca.

As empresas vencedoras recebem certificados de reconhecimento e direito de uso do selo MPE Brasil, agregando valor à marca, e outros benefícios como: relatório de avaliação com dicas de melhorias na gestão da empresa, informes publicitários nos veículos do Grupo RBS e uma vaga em um curso de Excelência em Gestão promovido pelo Movimento Catarinense de Excelência (MCE). Os ganhadores também podem participar da etapa nacional que acontece em Brasília, em 2013.