Oito micro e pequenas empresas que fazem parte da área de abrangência da coordenadoria regional Oeste do Sebrae/SC estão entre os finalistas ao Prêmio MPE Brasil 2012 nas categorias comércio, indústria, serviços, educação e tecnologia da informação. As vencedoras de cada categoria serão conhecidas no dia 11 de dezembro, às 20 horas, no CIC, em Florianópolis.
O prêmio tem por objetivo reconhecer e incentivar os empresários catarinenses que, aliando o seu talento empreendedor com a excelência em gestão, fazem da competitividade a alma do seu negócio. Na categoria agronegócio, são finalistas as empresas Rural Tansini, de Quilombo; Roque Both, de Pinhalzinho; e Aloisio Petry, de Pinhalzinho.
Também são finalistas Escritório Orcontábil S/S de Quilombo (categoria serviços); Sociedade Educacional Pinhalzinho e Azevedo e Rauber Escola de Educação Básica de Concórdia (categoria educação); além de Wilson Cesar Savegnago, de Pinhalzinho, e Vision System Sistemas de Informática, de Chapecó (categoria tecnologia da informação).
O coordenador regional Oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, salienta que a região vem se destacando no quesito empreendedorismo porque os empresários não se acomodam frente aos desafios e buscam alternativas para uma gestão eficiente e inovadora. “Além de mostrar que nossos empreendedores estão abertos para adoção de novas práticas de gestão e uso de tecnologias diferenciadas, o número de finalistas da região também reafirma que estamos no caminho certo quando o assunto é apoiar e orientar empresários através das diversas soluções que oferecemos”, afirma.
Além dos oito finalistas no Oeste, o Prêmio conta com três vencedores no meio oeste catarinense. São eles: Valdir Deitos de Joaçaba (categoria agronegócio); Auto Mecânica Capinzal de Capinzal (comércio) e Laboratório de Análises Clínicas Vida de Videira (saúde).
Neste ano, MPE Brasil registrou mais de 1.800 inscritos nas categorias Indústria, Comércio, Serviços, Turismo, Tecnologia da Informação, Saúde, Educação, Agronegócios e Destaques de Boas Práticas de Responsabilidade Social e de Inovação.
Para avaliá-las, foram considerados critérios como: empreendedorismo, liderança, estratégias e planos, clientes, sociedade, informações e conhecimento, pessoas, processos e resultados. Após visita dos avaliadores voluntários capacitados pelo Prêmio, as empresas inscritas que devolveram o questionário de autoavaliação recebem um diagnóstico apontando oportunidades de melhoria para cada empresa. Após esta etapa, uma banca técnica definiu as 23 empresas finalistas.
O diretor Técnico do Sebrae/SC, Anacleto Ortigara, destaca que o Prêmio MPE Brasil está alinhado aos critérios de excelência em gestão utilizados pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), adaptados à realidade dos pequenos negócios. É o primeiro degrau de uma escalada que continua com o Prêmio Catarinense de Excelência e culmina com o Prêmio Nacional de Qualidade. “A iniciativa tem um ingrediente pedagógico de disseminação dos conceitos e das melhores práticas em gestão, pois as empresas recebem um relatório apontando seus pontos fracos e fortes para que continuem seu caminho em busca da excelência”, destaca.
As empresas vencedoras recebem certificados de reconhecimento e direito de uso do selo MPE Brasil, agregando valor à marca, e outros benefícios como: relatório de avaliação com dicas de melhorias na gestão da empresa, informes publicitários nos veículos do Grupo RBS e uma vaga em um curso de Excelência em Gestão promovido pelo Movimento Catarinense de Excelência (MCE). Os ganhadores também podem participar da etapa nacional que acontece em Brasília, em 2013.
Deixe seu comentário