Logomarca foi criada após estudos realizados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens e Serviços e por agências especializadas

Conectada ao futuro e às mudanças de um mercado globalizado, dinâmico e que se renova. É assim que a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio-SC) se posiciona ao adotar a nova logomarca, apresentada nesta sexta-feira, 30. O evento teve participação dos colaboradores de todo o Sistema Comércio (Fecomércio, Sesc e Senac) de Santa Catarina, além da diretoria, conselho, representante de sindicatos e parceiros.

O símbolo que representa a federação foi fruto de estudos e pesquisas realizadas pela Confederação Nacional do Comércio de Bens e Serviços (CNC) – que celebra 67 anos de fundação este ano –, e por agências especializadas no Rio de Janeiro. Agora, todas as federações expressam a mesma identidade visual, que finaliza o processo de mudança da identidade de todas as unidades do Sistema.

Em seu discurso, o presidente da Fecomércio-SC, Bruno Breithaupt, citou Philip Kotler, professor universitário estadunidense conhecido como “pai do marketing”, e lembrou que hoje, independentemente da distância de seus públicos e intermediários, uma marca tem de ser “acreditável, relevante, adaptável, imbuída de narrativa e diferenciada”.

“A nova identidade da Fecomércio apresenta todas essas características. O destaque à asa do mercúrio não é por acaso: ela nos eleva ao voo, à realização e ao sucesso. Em tempos de incertezas, ter esse objetivo só alimenta o desejo de que nos tornemos ainda mais unidos, por meio da atuação dos sindicatos principalmente. Que nos especializemos em trazer discussões e projetos a cada segmento através das câmaras empresariais e de capacitação, e oferta de mecanismos que tornem nosso representado cada vez mais seguro de suas decisões e investimentos”, disse o presidente da Fecomércio-SC.

Após a apresentação da marca, os participantes puderam avançar em seus conhecimentos de mídias digitais com a palestra do especialista Anderson Hartmann, proprietário da agência Cachaça Comunicações e formado pela Universidade de Navarra.

Ele destacou a necessidade de saber como funcionam as redes sociais e inserir a empresa dos associados da federação em serviços da internet como Facebook, Twitter e Instagram. “Quem não se incluir nesses meios, vai estar fora do mercado”.

Hartmann, que é gaúcho e mora em São Paulo, também enfatizou a importância de valorizar os produtos locais, e citou a cerveja catarinense como exemplo. “Vocês têm cervejas maravilhosas feitas aqui! Quando alguém vier visitá-los, ofereça cervejas locais, não importadas. Prestigiem o que Santa Catarina produz de melhor!”.