Os municípios: Piçarras, Balneário Camboriú, Bombinhas, Garopaba, Imbituba, Itapoá e Joinville têm até o próximo dia 3 de setembro para entregar os projetos

Municípios catarinenses ( Piçarras, Balneário Camboriú, Bombinhas, Garopaba, Imbituba, Itapoá e Joinville ) têm até o próximo dia 3 de setembro para entregar os projetos relativos ao uso de Fábricas de Gelo e outros equipamentos. Compostos de estrutura em isopainéis, a Fábrica de Gelo possui capacidade de produção aproximada 3 toneladas/dia, além do silo para armazenamento de gelo e escritório.

Os equipamentos, de acordo com o termo de permissão de uso, são válidos por quatro anos e os critérios priorizam número de pescadores ou aquicultores nas entidades, o funcionamento regular da entidade, a presença de assistência técnica, a realização de projetos voltados para pescadores artesanais e aquicultores e a participação de capacitações. Para prefeituras municipais, também será considerada a existência de setor específico para o desenvolvimento da pesca e aquicultura. As propostas deverão ser entregues diretamente no Ministério da Pesca e Aquicultura ou remetidas pelo correio.

“São essas ações que proporcionam o fortalecimento de toda cadeia produtiva”, exclamou Altemir Gregolin. O ministro argumenta que grande parte das deficiências do setor pesqueiro artesanal se deve às dificuldades dos produtores conservarem o pescado. “Por isso, damos condições de estrutura a eles, permitindo a comercialização direta entre pescador e consumidor, sem intermediários que reduzem a renda do produtor”.