A empresa de produção de fogões e fornos elétricos da Mueller, de Timbó (SC), é uma das vencedoras do Prêmio Expressão de Ecologia. No dia 16 de agosto, em evento na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), a empresa vai receber o Troféu Onda Verde pelo destaque na categoria Gestão Ambiental. O case vencedor foi o do projeto Redução de Resíduos Industriais: Inovação e Parceria com Fornecedores, que garantiu à empresa, entre outros resultados positivos, a redução de 24,3% no volume de resíduos industriais.

As ações listadas no case são desenvolvidas desde a certificação ISO 14001 pela Mueller. Elas incluem desde iniciativas relativamente simples, como o recebimento de produtos em caixas retornáveis, até o uso de nanotecnologia no tratamento de superfícies, o que diminuiu o impacto ambiental do processo de pintura dos produtos e principalmente a parceria com os fornecedores que resultaram nesta redução de resíduos. Também merece destaque o desenvolvimento de uma embalagem para os fornos elétricos que eliminou o uso do isopor.

“Esse é um reconhecimento importante ao trabalho que desenvolvemos durante meses e um estímulo para prosseguirmos nesse caminho. A preocupação com o meio ambiente é uma constante na Mueller e a premiação mostra que estamos adotando as medidas corretas”, diz Robison Azevedo, Diretor Industrial da Unidade de Fogões da Mueller.
O Prêmio Expressão de Ecologia foi certificado pelo Ministério do Meio Ambiente como a maior premiação ambiental do Sul. Em 20 anos, já foram avaliados 1.996 cases. Em 2012 houve recorde de inscritos, com 193 projetos.
Sobre a Mueller
A Mueller foi fundada em 1949 no município de Timbó, no interior catarinense, pelo descendente de alemães, Walter Mueller. Pioneira no País na fabricação de lavadoras de roupa, a empresa hoje produz também centrífugas, secadoras, fogões a gás, cooktops e fornos elétricos. A Mueller conta com as certificações ISO 9001 e ISO 14001.