Movimento de bares e restaurantes aumentou 64% durante fim do ano em Santa Catarina
-
A expectativa é que o bom resultado no litoral se estenda até fevereiro. (Fotos: Divulgação)
A capital catarinense registrou o maior número de satisfeitos, com 70%.
A Associação Brasileiras de Bares e Restaurantes (Abrasel) divulgou hoje, dia 7, o balanço sobre movimentação em bares e restaurantes entre os dias 18 de dezembro e 2 de janeiro. Entre os 100 proprietários de estabelecimentos do litoral catarinense entrevistados, 64% disseram que o resultado foi melhor que o verão passado. Florianópolis registrou o maior número de satisfeitos, com 70%.
E os bons resultados são esperados até o fim da temporada por 64% dos entrevistados. Entre os mais animados estão os estabelecimentos do litoral norte (73,33%), seguidos pelos do sul do estado com 65% e, na área central, que concentra Governador Celso Ramos, Palhoça e Biguaçu, 50%. Na capital, a temporada também é vista com bons olhos, com 67,5% dos entrevistados indicando melhorias até o final de fevereiro.
Um dos fatores apontados por 36% dos entrevistados para o bom desempenho durante a época é que os turistas vieram com mais dinheiro. Porém, um fator de reclamação para 46% deles foi a diminuição dos estrangeiros. "Isto se deve principalmente ao baixo volume de argentinos, que desta vez tiveram que viajar em seu próprio país, já que as restrições ao uso da moeda fora da Argentina inibiu a vinda", explica Fábio Queiroz, presidente da Abrasel SC.
Uma das surpresas da pesquisa foi a quantidade de paranaenses que vieram para o Estado. "Pela primeira vez, turistas daquele estado ultrapassaram em número os gaúchos. Os paulistas, como sempre, lideraram", afirma Queiroz.
Deixe seu comentário