Missão austríaca confirma mais de um bilhão de reais em investimentos
-
Senador austríaco saudou representantes catarinenses e anunciou áreas de interesse. (Fotos: Bruno Nunes)
Uma comitiva de investidores austríacos visitou a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio-SC), na tarde desta quinta-feira, dia 21, para conhecer a identidade econômica do Estado e também para discutir projetos que – se confirmados – ultrapassam a cifra de um bilhão de reais. O grupo foi recebido pelo presidente da Câmara Empresarial de Turismo da entidade, João Moritz, que representou, na ocasião, o presidente da Fecomércio-SC, Bruno Breithaupt.
A delegação foi liderada pelo senador Helmut Denk, da pasta de Comércio Exterior da Áustria e representante da Wien Holding, um fundo de investimento que reúne 75 empresas de Viena interessados em prospectar negócios e joint ventures em Santa Catarina. Faziam parte da comitiva os empresários Kurt Gollowitzer (do setor de infraestrutura portuária e ferroviária), Christoph Metlwicz (indústria e energia), Karl Mikl (desenvolvimento de energias renováveis) e Jonny Kurtz, diretor da ECER – Empresa Catarinense de Energias Renováveis, coordenador da missão e responsável por trazê-la a Santa Catarina.
Em nome da Fecomércio-SC, Moritz desejou boas vindas aos empresários e destacou a singularidade da formação da população catarinense, composta por 17 etnias, sendo majoritárias as de colonização portuguesa, alemã e italiana. “Santa Catarina oferece muitas oportunidades de negócios e também se caracteriza por um excelente nível cultural e educacional, o que nos possibilita uma mão de obra com uma qualificação diferenciada, superior à das demais regiões do país”, disse.
O senador Helmut Denk disse esperar que os encontros que a missão manteve ao longo da semana com empresários e políticos de municípios do Vale do Itajaí e da Grande Florianópolis resultassem em um diálogo que fosse satisfatório para ambos os lados. “Esperamos trazer para cá a nossa tecnologia, principalmente na área de energia solar, algo que aqui no Brasil, como podemos perceber, existe em abundância. Há muitas coisas para se explorar quando a economia e a ecologia, duas coisas fascinantes, caminham juntas”, afirmou.
Jonny Kurtz informou que o fundo representado pelos empresários austríacos prospecta uma série de investimentos em Santa Catarina, na área do Porto de Itajaí, na construção de uma hidrovia ligando o porto a Blumenau, na formação profissionais especializados em painéis fotovoltaicos em escolas na Univali e na Furb. O plano também inclui a implantação de um complexo esportivo – arena, centro de treinamento olímpico, parque, hotel seis estrelas e campo de golfe – para receber uma delegação estrangeira durante a Copa do Mundo de 2014 (num investimento de, aproximadamente, R$ 600 milhões de reais).
O fundo ainda pretende investir na Ferrovia do Frango, ligando o Oeste ao Porto de Itajaí, e na Ferrovia Litoral Sul, ligando os portos catarinenses. Neste primeiro momento, o grupo deve injetar recursos próximos de R$ 1,3 bilhão, somando todos os projetos previstos.
Também estiveram presentes à reunião, o representante da Prefeitura de Florianópolis, Bruno Negri, e da Fecam – Federação Catarinense dos Municípios, André Miquelante. Pela Fecomércio-SC, participaram, ainda, a presidente da Câmara Empresarial de Tecnologia e Inovação, Jamile Sabatini Marques, o gerente de Planejamento da entidade, Renato Barcellos, a coordenadora das Câmaras Empresariais, Marília Hafermann, o economista Mauricio Mulinari, o assessor legislativo Elder Arceno e Alex Reiter, da Câmara de Turismo, além do empresário Rodrigo Sabatini, do Instituto Lixo Zero Brasil. Na sexta-feira, a missão austríaca se encontra com representantes do governo do Estado e visita o campus da UFSC. O retorno a Viena acontece no sábado.
Deixe seu comentário