Ministério da Pesca, Universidades e Embrapa assinam acordos com instituições norueguesas
A missão brasileira chefiada pelo ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, que está na Noruega, assinou hoje diversos acordos de cooperação tecnológica, intercâmbio acadêmico e pesquisa com o objetivo de promover o desenvolvimento da pesca e aquicultura no Brasil. Em novembro, uma missão Norueguesa virá ao Brasil para começar a por em prática esses acordos.
Entre as cooperações firmadas hoje está a do Instituto Norueguês de Pesquisa de Alimentos, Pesca e Aquicultura (Nofima) com a Embrapa para desenvolvimento de pesquisas nas áreas da pesca e aquicultura. Outro acordo, firmado pelo Ministério e o Instituto de Pesquisas Marinhas da Noruega e com o Instituto Nacional de Veterinária vai permitir que as universidades brasileiras, que tenham curso na área da pesca e aquicultura, possam fazer intercâmbio de alunos e professores.
O Ministério da Pesca também firmou entendimentos com o grupo privado Sintef de Pesquisa Marinha e Consultoria que atualmente tem uma representação no Rio de Janeiro e presta serviços para a Petrobras. Segundo Gregolin, os entendimentos com esse grupo seriam para que fosse criada uma extensão dos serviços voltados para pesca. Outro acordo foi firmado entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade de Ciências da Vida para intercâmbio e transferência de tecnologia.
“O acordo que firmamos em março deste ano com o governo norueguês possibilitou o estreitamento das relações que estão sendo consolidadas agora”, disse o ministro. Gregolin também destacou outro aspecto importante da delegação brasileira que participou da Aqua Nor, um dos maiores eventos do mundo na área de pesca e aquicultura. Segundo ele, essa participação vai gerar novos acordos de cooperação com outros países, entre eles Canadá e Chile, que já solicitaram reuniões com o governo brasileiro.
Os 11 empresários que integram a delegação também fizeram uma série de contatos com o setor privado que deverão, em breve, render parcerias nas áreas de tecnologia e empreendimentos, principalmente com relação a equipamentos para captura e construção de embarcações.
Deixe seu comentário