Seminário regional, curso de gastronomia e exposição de peixes serão algumas das atividades organizadas no Pavilhão do Ministério
O ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, participou da abertura da EFAPI, nesta sexta (09). Convênio de R$ 285mil foi assinado com a Prefeitura de Chapecó, no dia 21 de setembro, para apoiar a 17ª edição da Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó – EFAPI 2009.
O valor foi destinado para realização da I Mostra Sul Brasileira de Piscicultura. A abertura da Mostra acontece às 19h, no sábado (10), no pavilhão próprio do Ministério dentro da Feira, num espaço exclusivo de 1.600m2. No mesmo local, estarão 12 estandes de produtores, empresas, universidades, governo do estado e Epagri. Aquários com peixes como Tilápia, Carpa e espécies ornamentais podem ser vistos pelos visitantes. Além disso, o Caminhão Peixe do município de Itajaí – SC, considerado modelo de comercialização de pescados, estar á em exposição para visitação.
Na terça-feira (13), prefeitos de 150 municípios da região meio oeste, oeste e extremo-oeste participam do Seminário de Desenvolvimento da Piscicultura, que acontecerá no Salão de Atos da Unochapecó, com início às 8h30.
Debatedores do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Epagri, Unochapecó e Banco do Brasil irão apontar as perspectivas e as políticas já implementadas pelo Governo Federal para alavancar o setor.
Outra ação que já chama atenção dos chapecoenses são os cursos de gastronomia. Duas turmas, de 40 vagas cada, já estão quase lotadas. Cozinheiras, merendeiras de instituições de ensino, nutricionistas e visitantes da EFAPI ainda podem se inscrever para aprender receitas exclusivas de pescados, principalmente relacionadas a alimentação escolar. O curso será realizado nos dias 14 e 15 de outubro, com aulas à tarde, no estande do Ministério na Feira.
Na assinatura do convênio com o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, para realização da EFAPI, o Ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, ressaltou as ações que estão em andamento na região Sul do país e que reforçam a importância de unir prefeitos, secretários e lideranças para debater os gargalos existentes. “Precisamos aumentar o consumo e levantar os principais desafios do setor produtivo”, disse o ministro.
A Efapi, que acontece de 9 a 18 de outubro, é considerada um dos eventos mais importantes do país no segmento agropecuário.
Deixe seu comentário