Segundo pesquisa de Perspectivas de Final de Ano da Fecomércio, a situação financeira de 50,5% dos consumidores do Estado melhorou se comparada ao mesmo período do ano passado
Os catarinenses estão otimistas em relação ao seu futuro econômico. Segundo a Pesquisa de Perspectivas de Final de Ano da Fecomércio, divulgada nesta quinta-feira (6), a situação financeira de 50,5% dos consumidores do Estado melhorou se comparada ao mesmo período do ano passado. O percentual é quatro vezes superior aos 11,9% que admitiram piora. Já 36,5% alegam que a situação está igual ao ano que passou.
Para a Fecomércio-SC, o resultado da pesquisa reflete mais um ano de expansão da massa salarial brasileira e catarinense. Além da taxa de desemprego ter caído de modo consistente em 2012, os salários cresceram durante o ano, fazendo com que haja um número maior de pessoas empregadas e ganhando mais, o que impacta diretamente na avaliação dos consumidores sobre a própria condição financeira.
Na avaliação regional, os consumidores de Blumenau e Joinville são os mais otimistas e os chapecoenses os mais cautelosos: em Blumenau, 62,3% e em Joinville 58,8% dos entrevistados consideram que a situação financeira melhorou e, em Chapecó, 53,6% consideram que a situação está igual.
Tendência de pagar dívidas com o 13º salário se mantém
Dentre os entrevistados, 76,1% recebem 13º salário e a maioria deles deverá usar o rendimento extra para quitar dívidas: 47,8% afirmaram que vão usar o recurso para o pagamento de contas, prestações ou financiamentos. Outros 29,6% pretendem gastar em compras de presentes de Natal. Chega a 25,9% o percentual daqueles que pretendem investir na poupança. Já 10,8% aplicarão o 13º salário para desfrutar as férias.
Consumidores estão mais ambiciosos
A pesquisa questionou sobre os desejos e metas dos consumidores catarinenses para 2013. O desejo de economizar dinheiro, adquirir bens de alto valor (imóveis e automóveis), viajar e reformar a residência estavam entre as principais citações. As respostas refletem um fenômeno interessante: os consumidores estão sonhando mais alto, querendo adquirir itens mais duradouros e de maior valor, consequência típica de um cenário de ascensão social.
Metodologia
Foram entrevistadas 2.009 pessoas no período entre os dias 15 e 17 de novembro, nos municípios de Chapecó, Lages, Florianópolis, Criciúma, Joinville e Blumenau. O projeto é realizado em locais de grande fluxo para facilitar a abordagem dos respondentes.
Os dados foram coletados por entrevista pessoal individual aplicada a partir de um questionário estruturado, com 15 perguntas fechadas (respostas múltiplas e únicas), desenvolvido pelo núcleo de pesquisas da Fecomércio-SC.
O universo pesquisado contemplou consumidores homens e mulheres, maiores de 18 anos. Os dados foram processados eletronicamente e, em seguida, receberam tratamento estatístico.
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