O hotel Mercure Florianópolis Convention, na Capital, manteve as expectativas do setor e registrou um aumento de 3% na ocupação durante a alta temporada, compreendida entre o período que vai do Natal até o dia 15 de janeiro. Entretanto, as reservas para o Natal foram mais expressivas e feitas com maior antecedência do que para o réveillon, diferente do que aconteceu em anos anteriores.

Dos quase 4,5 mil turistas que passaram a alta temporada no hotel, 97% eram brasileiros, com destaque para as regiões de São Paulo, Centro Oeste e Rio Grande do Sul. Dos 3% de estrangeiros, destaque para os países vizinhos, em especial Uruguai e Argentina.

Laryssa Teles, gerente geral do hotel, destaca que a questão climática também impacta diretamente na ocupação. "Com as primeiras semanas de calor, porém, sem sol e com dias chuvosos, registramos ocorrências na antecipação de saídas, mas não sofremos impactos significantes", diz ela. Habitualmente, explica Laryssa, o Mercure Florianópolis Convention registra lotação máxima durante a alta temporada, justamente pela localização estratégica de acesso às praias do Leste e Norte da Ilha, bem como aos principais shoppings centers e atrações noturnas da cidade.

Previsão para as próximas semanas

Segundo a gerente geral, o hotel Mercure Florianópolis deverá ficar dentro da expectativa da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis para a Capital, com 80% a 90% de ocupação entre janeiro e fevereiro, e também do Sindicato local, que é de 90% para janeiro e, em fevereiro, de 70%.