Práticas seguras para cobrar e conceder crédito foram tema do 14º Seminário de SPC da CDL de Florianópolis

Mais de 300 pessoas, entre varejistas e funcionários do comércio, estiveram reunidas no CentroSul na manhã desta segunda-feira (26) para tratar de um assunto que costuma dar muita dor de cabeça para as lojas: a concessão de crédito e a cobrança dos inadimplentes. Promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis, o 14º Seminário de SPC trouxe dois especialistas nas áreas financeira e jurídica para expor aos participantes formas de garantir mais segurança e eficiência na administração das vendas a prazo. “Nosso objetivo com o seminário é melhorar cada vez mais nosso serviço de proteção ao crédito e garantir um Natal mais tranquilo tanto para o lojista quanto para o consumidor”, afirma Osmar Silveira, presidente da CDL de Florianópolis.

Com o mote “Vender é importante. Mas vender e não receber não adianta nada”, o professor Renivaldo José Sebben, consultor financeiro da CDL de Joinville, falou sobre a relação estreita entre os processos de concessão e de cobrança. De acordo com ele, quanto maior for o cuidado do lojista no momento de conceder o crédito ao consumidor, menores serão seus custos para receber. “Ainda mais se observarmos que 41% do PIB brasileiro está hoje comprometido com crédito e que a inadimplência tem crescido em todas as classes sociais”, alertou. Para Sebben, o lojista que vende a prazo sem consultar o SPC está correndo um risco 25% maior de não receber.

Sebben destacou ainda a importância de integrar a cobrança ao processo de vendas e treinar muito bem os funcionários encarregados dessa tarefa. “Cobrar é negociar. Por isso é importante saber lidar com gente, conhecer bem o perfil do devedor e a origem da dívida, além das normas da empresa e a legislação”. Ele aconselhou os lojistas a definirem uma política clara de cobrança em suas empresas e manter um setor exclusivamente dedicado a esta função, “nem que seja uma pessoa só, trabalhando meio período”.

Logo após a palestra de Sebben, foi a vez da advogada Vivian Meira Ávila Moraes, assessora jurídica do SPC Brasil, falar sobre os aspectos legais da gestão de crédito no varejo. Ela ressaltou as precauções que devem ser tomadas para reduzir as chances de ações judiciais por dano moral decorrentes de ações de cobrança consideradas abusivas. De acordo com ela, empresas têm sido condenadas em todo o país por não observarem regras básicas, como deixar claro para o cliente sua política de venda a prazo, conferir atentamente documentos para evitar fraudes e registrar formalmente todos os documentos relacionados à divida. “Não basta agir certo. É preciso comprovar por escrito que a loja agiu de acordo com a lei e não deixar margem para ações”, aconselhou.

Durante a palestra, a advogada expôs novas determinações legais e jurisprudências que têm influenciado as decisões dos juízes, bem como deu exemplos de cuidados a serem tomados para se defender no caso de ser acionado judicialmente. “Temos que combater a ‘indústria do dano moral’ que está surgindo no país e questionar estas ações na justiça de forma bem fundamentada”, acrescentou. No encerramento do evento, os dois palestrantes juntaram-se a representantes de grandes varejistas da cidade em uma mesa-redonda para responder a perguntas e dúvidas da plateia.