Empreendimento da agroindústria familiar recebeu consultorias gerenciais, ambientais e de engenharia de alimentos, realizadas pela coordenadoria regional Extremo Oeste do Sebrae/SC
O laticínio Milk Geller, de Itapiranga, é o pioneiro do segmento da agroindústria familiar a embalar leite tipo A no sul do país. A iniciativa foi possível após consultorias gerenciais, ambientais e de engenharia de alimentos, realizadas pela coordenadoria regional Extremo Oeste do Sebrae/SC, por meio do Projeto de Desenvolvimento Econômico e Territorial (DET), implementado no município com a parceria da Prefeitura.
O leite tipo A é ordenhado, resfriado e envasado no próprio local de produção, o que possibilita garantir qualidade em todas as etapas do processo. O projeto para fabricação do produto, segundo o empresário Adélio Geller, iniciou com as consultorias e capacitações, o que possibilitou planejar, realizar pesquisas de viabilidade e de custos, além de colocar a produção em prática. "A ideia é comercializar, a partir deste mês, de 500 a 1500 litros de leite tipo A e derivados por dia", diz Geller.
O prefeito de Itapiranga, Miton Simon, destaca que o Projeto de Desenvolvimento Econômico e Territorial representa uma excelente oportunidade para agregar valor ao produto in natura, respeitando a vocação familiar. "Além de trabalhar na diferenciação do produto, buscou-se também desenvolver uma rotulagem e marca adequada, condizente com a agricultura familiar. Por fim, está auxiliando a família no passo a passo para atender ao check list de documentos exigidos nas diferentes legislações vigentes".
Segundo Simon, Itapiranga e região contam com uma bacia leiteira consolidada e muitos produtores estão em estágio de mecanização da produção com instalações modernas, mão de obra qualificada e custos reduzidos, o que maximiza os lucros.
Desenvolvimento Econômico e Territorial
O diretor da Indústria, Comércio e Turismo de Itapiranga, Alexandre Siqueira, ressalta que o Projeto de Desenvolvimento Econômico e Territorial (DET) tem apresentado importantes resultados no município. "Neste ano, as consultorias individuais e capacitações realizadas, por meio do DET, estão alinhadas de acordo com as demandas, beneficiado as empresas".
O DET é destinado aos empreendedores individuais, empresas de pequeno porte, microempresas, potenciais empreendedores e produtores rurais. O objetivo é dinamizar a economia regional por meio do atendimento aos pequenos negócios, visando contribuir com o desenvolvimento econômico e a transformação da realidade local.
Deixe seu comentário